O Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional, confirmou o empenho de mais de R$ 6,1 milhões para obras em três estradas do interior de Nova Petrópolis que foram atingidas pelas enchentes de abril e maio no Rio Grande do Sul. As vias são: Arroio Paixão, Linha Brasil Fundos e Linha Gonçalves Dias. Conforme a prefeitura, os projetos foram elaborados a partir de uma série de critérios técnicos exigidos pela União.
Um deles, segundo o prefeito Jorge Darlei Wolf (PSDB), é o de não efetuar qualquer espécie de modificação nessas áreas destruídas até a contratação da empresa responsável pela obra.
“São pontos que foram gravemente afetados pelas chuvas e, portanto, exigem investimentos altos para a sua recuperação. De imediato protocolamos estes projetos junto à Defesa Civil Nacional, pois o Município não poderia arcar sozinho com estes custos. Porém, para receber o dinheiro, havia a exigência prévia de não mexer nessas áreas destruídas, o que nos impediu de fazer qualquer melhoria por conta própria”, observa o prefeito Jorge Darlei Wolf.
A licitação para a escolha da empresa responsável pelas reformas é de responsabilidade da prefeitura e deve ser lançada dentro das próximas semanas.
Liberação de verba ocorreu após visita de prefeito e vereadores à Brasília
A liberação dos recursos pelo Governo Federal é resultado de uma articulação de representantes políticos do município. Na última semana de novembro, o prefeito Jorge Darlei Wolf e o vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, junto com os vereadores Josué Drechsler e Kátia Regina Zummach, estiveram em Brasília e buscaram dar andamento aos projetos em uma audiência na Casa Civil.
Na manhã desta terça-feira (17) o prefeito Jorge Darlei Wolf fez uma vistoria na estrada de Arroio Paixão, junto com o coordenador da Defesa Civil, Lucas Attmann e a engenheira civil Laura Schmitt, da Secretaria de Planejamento.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, os projetos atendem aos pontos de bloqueio na rua Antonio Grasse (Linha Brasil Fundos), Linha Gonçalves Dias e rua Aloysio Arthur Mombach (Arroio Paixão).