Dados do relatório da aplicação de recursos no sistema público de saúde de Caxias do Sul, até o segundo quadrimestre do ano, revelam a aplicação de R$ 985.610.626,00. O montante faz parte da prestação de contas referente ao período, realizada à Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, na tarde desta quarta-feira (30).
A estatística foi apresentada pela secretária Daniele Meneguzzi aos integrantes do grupo parlamentar presidido pelo vereador Olmir Cadore (PSDB). A reunião pública ocorreu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.
Conforme a secretária, com a baixa participação dos governos federal e estadual no custeio da saúde pública de Caxias do Sul, o Município precisa despender mais dinheiro para custear os serviços. Em oito meses, de um mínimo constitucional de 15%, a Prefeitura já gastou 25,38% de receita própria. Entretanto, reiterou que já foi solicitado por maior volume de verbas para média e alta complexidade.
Com relação a pessoal para o atendimento dos serviços de atenção básica, Daniele informou a nomeação de servidores públicos para nove equipes. Eles foram destinados para ações do programa Estratégia de Saúde da Família.
Além de Cadore, também integram a Comissão, os vereadores Adriano Bressan (PP), Estela Balardin (PT), Rafael Bueno (PDT) e Renato Oliveira (PCdoB). A prestação de contas quadrimestral é uma exigência regimental e ocorre q cada quatro meses. A próxima reunião deverá ocorrer em janeiro de 2025.