SAÚDE DA MULHER

Mutirão do Outubro Rosa ocorre neste sábado (19) nas UBSs de Caxias do Sul

Ação faz parte do programa Saúde da Mulher: Será possível realizar o Papanicolau, agendar mamografia e se vacinar contra doenças como a influenza

Mutirão Saúde da Mulher é uma das ações do Outubro Rosa
Mutirão Saúde da Mulher é uma das ações do Outubro Rosa | Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação

Neste sábado (19), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul estarão abertas para o Mutirão de Saúde da Mulher. A ação faz parte do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. O atendimento ocorre das 8h às 17h. Entretanto, a abertura oficial do mutirão ocorre às 9h30, na UBS São Caetano.

As mulheres que comparecerem aos postos de saúde dos bairros poderão realizar o exame preventivo de câncer de colo de útero, conhecido como Papanicolau. As participantes que tiverem 40 ou mais poderão agendar a mamografia, que deve ser realizada uma vez ao ano.

O mutirão também vai servir para a aplicação de vacinas. Estarão disponíveis doses do calendário de rotina (hepatite B, tétano e febre amarela), além de imunizantes contra Influenza (gripe) para todos, bem como vacinas do calendário infantil e adolescente. É recomendado apresentar a caderneta de vacinação.

Nessa UBS também haverá oficinas de fisioterapia, de nutrição, saúde bucal, atendimento odontológico e palestra sobre violência doméstica, iniciativas organizadas pela equipe da Unidade especialmente voltadas às mulheres. Essas atividades ocorrem ao longo do dia.

Exames preventivos

As mulheres que desejarem realizar o exame Papanicolau ou agendar a mamografia não precisam marcar com antecedência, basta comparecer à UBS mais próxima de sua residência. Esses serviços também são ofertados ao longo de todo o ano, mas reforçados no Outubro Rosa.

Em Caxias do Sul, a mamografia é realizada mais cedo do que o preconizado pelo Ministério da Saúde. É que o exame é garantido para mulheres a partir dos 40 anos de idade, seguindo recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, enquanto o Ministério garante somente a partir dos 50 anos.

Já o exame Papanicolau deve ser realizado anualmente por mulheres de 25 a 64 anos que tiveram ou têm atividade sexual. Após dois exames anuais negativos, a recomendação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é realizá-lo a cada três anos. Desde 2021, foram realizadas mais de 48,4 mil mamografias, além de 12,2 mil ecografias mamárias.