Mutirão de Saúde da Mulher ocorre no sábado (09) em todas UBSs de Caxias do Sul

Objetivo é orientar quanto à saúde, visando bem-estar e cuidados no mês da mulher; ação ocorre das 9h às 15h

Publicado por
18:26 - 04/03/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Ação de anos anteriores - (Foto: Cristiane Barcelos/Secretaria da Saúde)

No próximo sábado (09/03), a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul promove ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, visando atrair a atenção do público feminino quanto à saúde. O mutirão ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 9h às 15h. Dentre os serviços, estarão disponíveis consultas ginecológicas de rotina, exame preventivo de câncer de colo de útero e agendamento de mamografia, um dos principais exames de diagnóstico precoce do câncer de mama.

A secretária municipal da saúde, Daniele Meneguzzi, destaca a importância dos cuidados da saúde da mulher, além de ampliar mais detalhes de atividades que também estarão disponíveis para crianças e adolescentes. “A gente ressalta que esse mutirão é importante, pois facilita e aumenta as oportunidades de acesso para a nossa população poder cuidar da sua saúde, prevenir as doenças e dessa forma, ter uma vida mais digna, mais longeva e com bastante saúde. Aproveitando a abertura de todas as unidades, estaremos ofertando também vacinas que estão no calendário de rotina para crianças, adolescentes e mulheres”.

Além dos exames preventivos, será ofertado o atendimento odontológico, com aplicação de flúor e escovação supervisionada para mulheres, crianças e adolescentes até 14 anos em 23 unidades: Ana Rech, Bela Vista, Belo Horizonte, Campos da Serra, Centro de Saúde, Cinquentenário, Cristo Redentor, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Diamantino, Fátima Alta, Forqueta, Madureira, Pioneiro, Reolon, Sagrada Família, São Caetano, São José, Serrano, Vila Cristina, Vila Ipê, Vila Lobos, Vila Oliva.

As mulheres também poderão realizar as vacinas do calendário de rotina em qualquer UBS do Município (exceto Esplanada). Nos mesmos locais haverá vacinas do calendário para crianças e adolescentes de até 14 anos e a vacina covid-19 para crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias (que faz parte do calendário de rotina). Para mulheres que fazem parte do público-alvo de vacinação contra covid-19, esse imunizante estará disponível nas UBSs que já ofertam essa vacina (veja locais e públicos abaixo).

Exposição de fotos alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Na sexta-feira (08), o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) recebe uma exposição fotográfica alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no salão de espera do local. A ação é promovida pela Prefeitura de Caxias do Sul e da Secretaria Municipal da Saúde. As fotografias retratam perfis de mulheres que têm alguma ligação com o local, dentre as quais doadoras de sangue e de medula e funcionárias do Hemocentro. As imagens foram capturadas em diferentes áreas do prédio, valorizando o conjunto arquitetônico e os espaços de trabalho dos colaboradores. A mostra ficará em exposição até o dia 22 de março e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h45, e aos sábados, das 8h às 12h.

09/03 – Sábado – Mutirão de Saúde

9h às 15h

  •  Consultas de saúde da mulher;
  • Exame preventivo de câncer de colo de útero;
  • Solicitação de mamografia (mulheres de 40 anos ou mais).

Onde: Todas UBSs.


Aplicação de vacinas:

  • Calendário de rotina para mulheres;
  • Calendário de rotina para crianças e adolescentes até 14 anos;
  • Vacina covid para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Onde: todas UBSs, exceto Esplanada.


Vacina covid para mulheres do público-alvo: (trabalhadoras da saúde, gestantes, puérperas, imunocomprometidas ou nunca vacinadas contra covid)

Onde: UBSs Centro de Saúde, Cinquentenário, Cristo Redentor, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Fátima Alta, Planalto, Planalto-Rio Branco, Reolon, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São José, São Leopoldo, Serrano, Vila Ipê.


Atendimento odontológico, aplicação de flúor e escovação supervisionada para mulheres e crianças e adolescentes até 14 anos

Onde: UBSs Ana Rech, Bela Vista, Belo Horizonte, Campos da Serra, Centro de Saúde, Cinquentenário, Cristo Redentor, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Diamantino, Fátima Alta, Forqueta, Madureira, Pioneiro, Reolon, Sagrada Família, São Caetano, São José, Serrano, Vila Cristina, Vila Ipê, Vila Lobos, Vila Oliva.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp