Representantes de 51 municípios lotaram o auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) na tarde da quinta-feira (10) para a assinatura de convênios com o governo do Rio Grande do Sul. Cada cidade poderá receber até R$ 300 mil para investir na reconstrução de estradas rurais danificadas pelas enchentes de 2024. Na Serra Gaúcha, as cidades de Cambará do Sul, Monte Belo do Sul e Vacaria assinaram o documento.
O programa é desenvolvido pelo governo do Rio Grande do Sul, executado por meio da Seapi, e destina recursos a municípios que decretaram situação de emergência em razão dos eventos climáticos de abril e maio do ano passado.
Até o momento, 273 municípios já firmaram convênio, entre os 356 inscritos no edital. Os recursos, que somam quase R$ 107 milhões, são provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). As demais cidades contempladas seguem com a tramitação dos processos para posterior assinatura.
O valor pode ser utilizado para a contratação de horas-máquina de equipamentos como trator de esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, rolo compactador, caminhão, motoniveladora (patrola), pá carregadeira e caminhão prancha. Também é possível adquirir insumos como brita, saibro e cascalho, conforme os planos de trabalho enviados pelas prefeituras e aprovados pela área técnica da Seapi.