Município de Cotiporã registra cerca de 180 deslizamentos de grande porte

Análise foi realizada pela equipe técnica da Prefeitura, com o apoio de geólogos e engenheiros ambientais da empresa TopMine de Veranópolis

Publicado por
13:14 - 20/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Município de Cotiporã registra cerca de 180 deslizamentos de grande porte

N. Sra. de Fátima. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cotiporã)

De acordo com análises realizadas pela equipe técnica da Prefeitura de Cotiporã, com o apoio de geólogos e engenheiros ambientais da empresa TopMine de Veranópolis, foram identificados aproximadamente 180 deslizamentos de grande porte no município. A informação foi obtida tanto por mapeamentos via satélite quanto por visitas de campo aos locais afetados.

Cotiporã foi significativamente impactada por esses movimentos de massa. Dos 180 deslizamentos, cerca de 80 afetaram estradas, dificultando o acesso, e muitos atingiram residências e propriedades produtivas. Além disso, o número de danos aumenta se consideradas as ocorrências de menor porte, que não são detectadas por satélite, mas são observadas durante vistorias nos locais e ainda não foram totalmente contabilizadas.

Segundo a Assessoria de Imprensa de Cotiporã, esses dados permitem uma compreensão mais clara da extensão dos danos no município e elucidam, mesmo que parcialmente, o impacto para a comunidade cotiporanense.

Os estragos registrados durante o mês de maio, porém, não se limitaram aos deslizamentos detectados. Houve também a perda da Ponte sobre o Rio das Antas, que liga Cotiporã a Bento Gonçalves, e de outras pontes e pontilhões.

A Prefeitura de Cotiporã afirma estar trabalhando no restabelecimento das áreas danificadas pelas intensas chuvas de maio. Isso inclui levantamentos dos danos registrados, vistorias nos locais, cadastramento em órgãos competentes e a busca por recursos.

 

Sagrado Coração de Jesus (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cotiporã)
São Casemiro (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cotiporã)
São Valentim (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cotiporã)
Monte Bérico (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cotiporã)

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp