Informações da Prefeitura de Caxias do Sul revelam que motoristas que utilizam a Estrada Municipal Leonardo Pistorello, em Galópolis, estão removendo indevidamente os equipamentos de bloqueio para trafegar livremente pelo trajeto. A estrada passa por manutenção, tendo em vista os estragos causados pelas chuvas de maio deste ano.
O governo municipal alerta aos condutores sobre o risco que este tipo de imprudência pode acarretar. Isso porque ainda há possibilidade de novos deslizamentos, que podem atingir centenas de pessoas que moram na região.
Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), o grande volume de chuva provocou uma erosão no solo, abrindo uma espécie de fenda, que fica no alto de uma encosta. Situação que indica a possibilidade de movimentação de um grande banco de terras. Como medida de segurança, o trecho foi totalmente bloqueado.
As esquipes da prefeitura abriram valas de escoamento para desviar a água da fenda. A estrada segue em monitoramento pelos técnicos da Prefeitura, que realiza processo administrativo para contratar uma empresa especializada em geologia para emissão de um laudo técnico sobre toda a área de Galópolis.
Manutenções de estradas
Outras vias de acesso ao interior de Caxias ainda continuam em obras por causa dos temporais que assolaram o Estado, há dois meses. Uma delas é a Estrada Municipal João Scariot, passando a comunidade de São José, em Fazenda Souza, onde ocorre reinstalação da rede de drenagem, correção de valas e escoadouros e melhoria no traçado do trecho, visando a segurança e a eficácia do tráfego local.
Já em Vila Cristina, a Subprefeitura trabalha na Estrada Municipal do Vinho. O objetivo , na região administrativa do distrito. O objetivo do trabalho é regularizar os acessos às propriedade, por meio da remoção da terra que caiu dos barrancos, recolocação da tubulação de drenagem e melhoria nos escoadouros, entre outros serviços.
Outra região bastante afetada pelas chuvas foi a de Santa Lúcia do Piaí, onde a Subprefeitura intensifica a melhoria nas estradas. Entre elas, a Arcido Giacomo Dall Agnol, que liga Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Ainda são realizados serviços de limpeza, organização e desassoreamento do Rio Caí; e fortalecimento das cabeceiras da ponte. As ações visam preservar a integridade da estrutura e garantir a trafegabilidade, proporcionando mais segurança e comodidade para os usuários.