Mostra Guaporé 2024 é cancelada por consequências das enchentes de 2023

O motivo principal está relacionado a problemas nos acessos à cidade de Guaporé, como a queda da ponte de Santa Bárbara

Publicado por
11:15 - 26/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Mostra Guaporé 2024 é cancelada por consequências das enchentes de 2023

Foto: Divulgação

A Associação Guaporé Pró-Eventos anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 26 de agosto, o cancelamento da 21ª edição da Mostra Guaporé, prevista para ocorrer nos dias 02, 03, 04, 09, 10 e 11 de agosto de 2024, no Autódromo Internacional de Guaporé.

O motivo principal por trás dessa decisão está relacionado às recentes enchentes que afetaram significativamente os acessos à cidade de Guaporé. Pontes importantes, como a de Santa Bárbara, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, e as vias de acesso à Arvorezinha e Anta Gorda, foram danificadas, dificultando a chegada de visitantes, especialmente aqueles provenientes da Região da Serra Gaúcha e municípios vizinhos.

De acordo com a organização do evento, mais de 60% do público da Mostra Guaporé provém da região da Serra, tornando inviável a realização do evento sem uma solução adequada para os problemas de acesso, visto que a balsa em Santa Bárbara tem enfrentado problemas com o alto número de veículos. “A estrada alterativa é ruim, estrada de chão, aumenta o percurso e em alguns trechos nem ônibus passa”, salienta.

Além disso, as vendas do comércio local sofreram uma queda drástica, com uma redução de 90% em setembro de 2023, resultando em um declínio acumulado de 40% ao longo do ano, segundo a Associação. Embora a cidade de Guaporé não tenha sido diretamente afetada pelas enchentes, o fechamento das vias de acesso impactou severamente a economia local, especialmente no setor de joias e lingeries, onde o turismo desempenha um papel significativo.

Diante desse cenário, a organização da Mostra Guaporé planeja retomar o evento em 2025, destacando o que há de melhor na economia do município e região, na esperança de superar os desafios enfrentados e proporcionar uma experiência renovada aos visitantes.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp