Metalúrgicos de Caxias do Sul aprovam reajuste de 12%

Categoria também aprovou acréscimos nos quinquênio e auxílio-creche

Publicado por
16:38 - 25/06/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Metalúrgicos de Caxias do Sul aprovam reajuste de 12%

Foto: Sindicato

Apesar do mau tempo na manhã deste sábado, dia 25, os metalúrgicos compareceram em grande número e aprovou em assembleia geral extraordinária, realizada na sede do sindicato, o reajuste de 12% nos salários, no piso, quinquênio e auxílio-creche. O reajuste já vai passar a valer pra o próximo pagamento para empresas que ainda não fecharam a folha ou com pagamento retroativo desde a data-base que é junho. Além disso, o valor descontado da folha dos trabalhadores e trabalhadoras referente ao transporte seguiu reduzido de 6% para 3,5%, representando um ganho de mais 2,5% a mais no salário dos metalúrgicos.

Aumento real para os metalúrgicos

Considerando o INPC de 11,9% divulgado pelo IBGE em junho, o aumento de 12% representa um ganho real leve e a reposição salarial com base na inflação. Caso o índice não tivesse sido aprovado nessa assembleia, o aumento poderia não vir nos próximos meses e todas as cláusulas sociais serem perdidas pela categoria

Segundo jornais de grande circulação, 64% das categorias que negociaram acordos coletivos em 2022 tiveram reajuste abaixo da inflação e registraram perda de direitos.  Vale lembrar que nos anos anteriores o reajuste salarial foi de 10% em 2021 e 2.5%. Portanto, o dissídio de 2022 é o maior dos últimos anos.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp