A advogada Grégora Fortuna dos Passos foi anunciada pelo prefeito eleito Adiló Didomênico (PSDB) como a titular de uma das novas unidades administrativas, que serão criadas a partir da reforma administrativa aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores. A Secretaria Municipal de Administração, Tecnologia e Inovação vai unir a atual pasta de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) e parte da de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Atualmente, ela é Chefe de Gabinete de Adiló. Entretanto, no governo de Flávio Cassina (PRD), em janeiro de 2020, foi secretária da Gestão e Finanças e da Receita Municipal. A partir de fevereiro, passou à Secretaria de Governo e Chefia de Gabinete. Cargos que voltou a ocupar na atual gestão.
Anteriormente, entre 2013 e 2019, na Câmara de Vereadores, havia sido assessora da Comissão de Constituição e Justiça e, no último ano, diretora-geral da Casa.
Nova estrutura
Segundo Grégora, o trabalho da nova secretaria vai partir de uma reestruturação da pasta anterior. Entretanto, o setor de maior atenção segue sendo o de Recursos Humanos. Um dos primeiros desafios será a dar continuidade às negociações sobre a campanha salarial dos servidores públicos.
“Nestes últimos anos, tive uma boa proximidade com o Sindiserv. Conseguimos atingir bons avanços. Dentro das possibilidades, o Município vai seguir reconhecendo a qualidade dos nossos servidores”, avalia.
Inovação
Com relação ao avanço adas ações de inovação no serviço público, Grégora salienta que haverá a continuidade do projeto que começou a ser desenvolvido nesta primeira gestão.
“Pela primeira vez, o Município teve o processo eletrônico. Temos uma longa caminhada e o entendimento de que precisamos entregar mais serviços automatizados para os cidadãos. A inovação avançou muito no primeiro governo Adiló. Vamos dar um salto maior, trazendo a inovação para todo o setor público a fim de dar o resultado que a população precisa receber”, afirma.
Neste contexto, Grégora ressalta que o servidor público vai ser um elemento importante no planejamento de ações que visem incrementar a automatização dos processos. Fato que deve advir do conhecimento que o funcionalismo tem da máquina administrativa.
Teletrabalho
A modalidade de trabalho remoto, incrementado devido à pandemia de covid-19, também deve avançar na próxima gestão. O teletrabalho foi regulamentado em 2023 no município, por meio de um projeto-piloto. Grégora diz que o formato passa por uma avaliação, verificando pontos positivos e negativos, a fim de aperfeiçoar o sistema.
“Há a necessidade de se implantar a remuneração por desempenho. Foi implantada a meritocracia na Receita Municipal e deu certo. Foi difícil no começo, porque havia muita resistência. Pretende-se, a partir de agora, iniciar a implantação em outros setores do Município”, revela.
Logística e licitações
Com a reestruturação da máquina pública, dois setores que eram vinculados à antiga Secretaria passarão a integrar uma nova unidade. Grégora informou que o Escritório de Projetos e a Central de Licitações (Cenlic) serão subordinadas ao Gabinete do Vice-prefeito Edson Néspolo (União).
“Estas duas áreas sob o mesmo ‘guarda-chuva’ tende a melhorar o trabalho, dar celeridade, e dar mais uniformidade a essas duas áreas. Até para que se possa aliar o projeto à melhor contratação, considerando que são dois setores onde trabalham somente servidores de carreira do Município”, explica.