Massa de ar seco e frio trará noites mais frias e geada ao Sul do Brasil

Entretanto, o efeito climático não terá forte intensidade e a elevação da temperatura deve ocorrer no fim de semana

Publicado por
14:43 - 16/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Massa de ar seco e frio trará noites mais frias e geada ao Sul do Brasil

Foto: Arquivo/ Prefeitura de Urupema

Uma massa de ar seco e mais frio impulsionada por um ciclone extratropical na costa da Argentina vai ingressar no Sul do Brasil e dominar grande parte da região a partir desta quarta-feira, o que não apenas vai proporcionar a melhora do tempo como vai garantir marcas mais agradáveis nos termômetros. De acordo com a MetSul Meteorologia, esta é a época do ano em que normalmente massas de ar frio começam a ingressar no Sul do Brasil.

No passado, houve episódios até de frio intenso no começo da segunda quinzena de abril. Em 1999, por exemplo, nesta mesma época do ano chegou a cair neve em pontos do Planalto Sul Catarinense durante o fenômeno La Niña daquele ano.

Esta massa de ar seco e frio que está chegando, porém, não será de forte intensidade. Muito ao contrário, é fraca. Tanto que logo se desloca para o mar e será substituída por ar mais quente em altitude. Por isso, as máximas no fim de semana já se elevam mais e em alguns pontos já ficam ao redor dos 30ºC, embora faça frio cedo da manhã.

Esta grande amplitude térmica no fim de semana próximo será consequência do ar seco que traz maior resfriamento noturno com frio na madrugada e maior aquecimento diurno com um pouco de calor, o que, aliás, é uma característica do outono no Sul do Brasil.

Este comportamento de resfriamento acentuado em superfície à noite com ar mais quente em altitude sob tempo aberto e vento calmo vai favorecer a ocorrência tanto de neblina como de nevoeiro em vários pontos nos próximos dias. Os dois fenômenos são comuns no outono e tendem a aumentar muito em frequência a partir de abril e maio.

Assim, o resfriamento durante a noite nos próximos dias será muito mais consequência da atmosfera muito seca com tempo bastante aberto do que pela característica térmica da massa de ar, inicialmente pouco fria e depois até um pouco quente.

Chance de geada

As madrugadas de quinta e domingo têm chance de geada no Sul do Brasil, mas que deve se limitar às localidades de maior altitude. A probabilidade de geada será maior nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense, podendo ocorrer de forma isolada nas áreas altas do Sul do Paraná. Os dados mostram ainda que a sexta, em particular, será o dia com maior probabilidade de geada.

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp