Um relatório divulgado na manhã desta segunda-feira (13) pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul aponta que no momento 286.010 famílias estão sem energia elétrica, sendo um total de 12,6% de todo o Estado desde o início da catástrofe climática que atingiu o RS no início do mês, causando enchentes, deslizamentos, quedas de pontes e estradas em vários municípios gaúchos, além de postes e muitos danos ou destruição de imóveis. Também há 131.057 famílias sem água encanada, totalizando 4% dos clientes.
Há pelo menos 10 cidades sem serviço de telefonia móvel e internet, em razão de quedas de postes e inundações em centrais telefônicas em praticamente todo o Estado. Contudo, o relatório não aponta quais os municípios foram atingidos.
Os dados são um compilado da Secretaria de Comunicação, a partir de informações enviadas pelas secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, de Logística e Transportes, e da Educação.
Também foram apontados 105 trechos com bloqueios totais e parciais em 59 rodovias, entre estradas, pontes e balsas. O Governo do Estado disponibiliza em tempo real quais são os bloqueios nas rodovias através do site oficial do Governo do Estado. Rotas alternativas também são disponibilizadas no mesmo endereço.