Na manhã desta terça-feira, os danos causados pelo vendaval que atingiu Porto Alegre eram visíveis. O trânsito da Capital enfrentou diversas complicações, incluindo bloqueios de vias devido a semáforos fora de operação, pelo risco ou por queda de árvores.
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB), até o meio-dia, foram registrados 44 protocolos, principalmente, relacionados à queda de 32 árvores. A secretaria já removeu 19 delas e continua atendendo às ocorrências, que podem ser comunicadas pelo telefone 156 ou pelo aplicativo 156+POA.
O Corpo de Bombeiros de Porto Alegre também realizou o corte de 11 árvores. Duas árvores atingiram residências na zona Norte e oito bloquearam entradas de casas ou vias. Além disso, a CEEE Grupo Equatorial Energia informou que aproximadamente 8,5 mil clientes em Porto Alegre estão sem energia elétrica devido aos impactos do vendaval.
A Estação meteorológica do Aeroporto Salgado Filho registrou rajadas de vento de até 76 km/h até o início da manhã. A Metsul Meteorologia explicou que, na cidade de Porto Alegre, as rajadas atingiram velocidades ainda maiores devido ao relevo e à topografia urbana que canalizam o vento entre os prédios. No Aeroclube de Belém Novo, as rajadas chegaram a 68 km/h.
Fotos: Maria Eduarda Fortes
Fonte: Correio do Povo