No trabalho de suprir a demanda reprimida na troca de lâmpadas no sistema de iluminação pública da cidade, a concessionária Luz de Caxias do Sul tem enfrentado uma situação adversa. Conforme levantamento, a população registra protocolos de atendimento para lâmpadas de vapor de sódio que estão funcionando normalmente. Neste caso, a intenção seria de que elas sejam substituídas por luminárias de led. Fato que, na avaliação do consórcio, atrasa e prejudica a prestação do serviço.
Somente em setembro, os dados revelam que 26,68% dos atendimentos foram para troca de lâmpadas em perfeito estado de funcionamento. Dos 7.809 protocolos atendidos, 2.084 foram para substituir lâmpadas acesas. Ainda conforme a concessionária, na metade de setembro, a demanda reprimida chegava a 2,4 mil.
Nesta segunda-feira (07), ela foi reduzida a cerca de 1.000 protocolos em aberto. Atualmente, o parque de iluminação da cidade está 46% modernizado. Dos 50,4 mil pontos de iluminação, cerca de 23,5 mil já estão com luminárias de led.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, salienta que a modernização dos pontos de iluminação da cidade está em fase de andamento.
“A concessionária está trabalhando para zerar o número de lâmpadas queimadas na cidade, mas temos que pedir ajuda da população. Esses protocolos para lâmpadas que estão funcionando normalmente atrasam os atendimentos para quem realmente precisa. Se não houvesse essa situação, já teríamos trocado todas as lâmpadas queimadas. Quero reforçar que toda a cidade será contemplada com as novas lâmpadas de led. Algumas ruas já receberam e outras ainda não, mas todas vão receber”, disse.
O Consórcio Luz de Caxias do Sul possui quatro canais próprios de atendimento à população. Os protocolos podem ser abertos pelo telefone 0800 000 4062, pelo aplicativo para celular “Luz de Caxias do Sul”, pelo site www.luzdecaxiasdosul.cidadeiluminada.com.br. O atendimento presencial é realizado na sede da empresa, localizada na BR-116, nº 16.585, no bairro De Lazzer.