ALAGAMENTOS

Macrodrenagem da avenida São Leopoldo vai causar desvio de trânsito em Caxias do Sul

Projeto de R$ 7,4 milhões do Samae vai beneficiar 30 mil moradores de sete bairros da cidade. Trânsito será desviado na rotatória, a partir da próxima segunda (11)

Rotatória terá desvio de trânsito, a partir da próxima semana
Rotatória terá desvio de trânsito, a partir da próxima semana | Foto: Divulgação

A obra de macrodrenagem na avenida São Leopoldo, zona sul de Caxias do Sul, vai abranger uma área de 370 hectares. A finalidade é conter alagamentos no local. O trabalho vai ser realizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), por meio de uma empresa contratada pelo Município.

O projeto terá um custo estimado em R$ 7,4 milhões e deverá beneficiar mais de 30 mil moradores dos bairros São Leopoldo, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kayser, Salgado Filho e São Pelegrino. O trabalho prevê a implantação de tubos e interligações de galerias. A previsão é de que a obra seja concluída até 20 de dezembro.

Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, a obra é importante porque o local conflui águas de três bacias hidrográficas de Caxias do Sul.

“As águas vão chegando no local mais baixo e aí nascem os sérios problemas de alagamentos. As estruturas ali instaladas foram constituídas há muito tempo, quando a população era menor. Mudamos o projeto inicial, fazendo uma parte da obra por dentro de uma área privada para não não gerar maior transtorno”, salienta.

Trafegabilidade

Devido à execução do trabalho, a partir da próxima segunda-feira (11), vai ocorrer um afunilamento do trânsito na via, na rotatória de ligação à avenida Bruno Segalla, a Perimetral Sul. Não haverá bloqueio total do tráfego de veículos, que ficará em pista única em cada sentido.

Conforme o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring Júnior, o tráfego de veículos será desviado pelo canteiro central para evitar bloqueio total. Agentes da Fiscalização de Trânsito estão presentes no local, em horários de pico, a fim de auxiliar o fluxo viário.

“A obra já era para estar ocorrendo, mas nós pedimos para retardar um pouco, para que a tivéssemos esse contato com a população. No local, foi feito um desvio pelo canteiro central, bem sinalizado. Aumenta em poucos metros o itinerário de quem passa por ali, mas é necessário para que, quando haja intervenção, o pessoal da empreiteira que está realizando o serviço possa trabalhar livremente”, explica Willenbring.

Ainda conforme as informações prestadas na entrevista coletiva de apresentação do projeto, ocorrida na manhã desta quinta-feira (07), no Salão Nobre da prefeitura, o itinerário das linhas do transporte coletivo não será alterado no local das obras. Uma outra medida é a elaboração de um mapa com rotas e vias alternativas para serem utilizadas como desvio pelos condutores.

Rotas temporárias:

  • Para quem trafega da Zona Oeste em direção ao centro, as ruas de desvio são: Travessa São Marcos, Travessa Rio Grande, Ambrósio Colombo, Carlos Ceroni, José Martha, Sapucaia, Erna Sirtoli Uez e Fernando Francisco Kaller.
  • Para quem trafega da Zona Sul, da região dos bairros Bom Pastor e Esplanada, em direção à BR-116 e ao centro, as ruas de desvio são: Ernesto Casara, Salgado Filho, Erna Sirtoli Uez, João Bettega, Luiz Rossato Primo e Alvoredo Pellini.
  • Para quem trafega do centro em direção à Zona Sul, as ruas de desvio são: Luiz Antunes, Francisco Pezzi, Batista Longhi, Santo Dalfovo e trecho da própria BR-116.

Confira os mapas: