A Prefeitura de Veranópolis, em parceria com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO), solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a reinstalação de lombadas eletrônicas no trecho urbano da BR-470. O pedido foi acompanhado de um elogio à manutenção da rodovia, destacando a necessidade de reforçar a segurança no trânsito.
Neste mês de novembro, o DNIT confirmou que os quilômetros 174,4 e 177,3 atendem aos critérios para a instalação dos controladores de velocidade. Atualmente, os pontos estão em fase de cadastramento, etapa preliminar ao Estudo de Viabilidade. Caso aprovado, será realizado um Estudo Técnico para viabilizar a instalação dos equipamentos.
Apesar do avanço no processo, o DNIT informou que ainda não há um prazo definido para o funcionamento das lombadas eletrônicas, mas garantiu que os equipamentos deverão estar operacionais até, no máximo, setembro de 2025.
Outros trechos da BR-470
Além dos pontos em Veranópolis, o DNIT anunciou a instalação de um novo controlador de velocidade no quilômetro 219 da BR-470, próximo ao acesso ao Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O equipamento deve começar a operar em 30 de janeiro de 2025.
Outro trecho estudado para implantação de controladores de velocidade é entre os quilômetros 164 e 166, entre Vila Flores e Nova Prata. A escolha dos pontos ocorre com base em um relatório anual elaborado pelo DNIT em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que analisa os índices de acidentes nos trechos.