Praça em homenagem ao ex-presidente do MTG é inaugurada em Tramandaí

Manoelito Carlos Savaris faleceu em 2023, quando cumpria seu 9º mandato como presidente do MTG

Publicado por
15:26 - 11/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Praça em homenagem ao ex-presidente do MTG é inaugurada em Tramandaí

Foto: Divulgação

A Praça Manoelito Carlos Savaris, em Tramandaí foi idealizada pela Associação de Moradores do Bairro Aldeia da Lagoa (Ambal), visando o lazer dos moradores locais e de suas famílias. A iniciativa presta uma homenagem ao tradicionalista gaúcho que esteve à frente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) por nove mandatos como presidente, até seu falecimento, em 17 de junho de 2023.
O tradicionalista ocupou os cargos de patrão no CTG Heróis Farroupilhas e no CTG Campo dos Bugres, ambos localizados na região serrana do Rio Grande do Sul. Além disso, foi presidente do extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) de 2007 a 2010, e da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG) nos anos de 2012 e 2013.
Savaris também é autor de obras sobre a cultura gaúcha, como “Rio Grande do Sul: história e identidade” e “Manual de Tradicionalismo Gaúcho”, ambos lançados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
A praça foi inaugurada no final de março e fica localizada na Rua Boto Cinza, em frente ao número 301, em Tramandaí (RS).

Sobre o MTG

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido como MTG, é uma organização que preserva e promove a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Fundado em 1967, tem como objetivo principal preservar e difundir os costumes gaúchos, como a música, a dança, a culinária e as vestimentas típicas. É responsável por coordenar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), onde são realizados eventos culturais, festivais de música e dança, além de competições de laço e rodeios crioulos. Desempenha um papel fundamental na manutenção da identidade e no fortalecimento do orgulho gaúcho entre as gerações.

Com assessoria de imprensa

Relembre: Morre Manoelito Carlos Savaris, presidente do MTG 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp