PLANEJAMENTO E GESTÃO

Plano Diretor de Arroio do Sal passa por ajustes finais com apoio da UCS

Uma das aplicações imediatas do plano quando aprovado é a instalação do Porto Meridional em Arroio do Sal que, atualmente, aguarda a liberação das licenças ambientais

Plano Diretor de Arroio do Sal passa por ajustes finais com apoio da UCS. Foto: Denise Possebon/Divulgação.
Plano Diretor de Arroio do Sal passa por ajustes finais com apoio da UCS. Foto: Denise Possebon/Divulgação.

A elaboração do Plano Diretor de Arroio do Sal está na etapa final e, para os ajustes técnicos, a Prefeitura do Município tem contado com a parceria a Universidade de Caxias do Sul (UCS). A ideia é, desta forma, agilizar a entrega do estudo, com vista no compromisso da gestão com o planejamento estratégico e o desenvolvimento urbano sustentável do município.

O plano inicial já havia passado por análise do prefeito Luciano Pinto. Segundo ele, foram sugeridas alterações junto às áreas portuárias não contempladas no plano base, conforme discutido com a comissão técnica de Planejamento.

“Como conhecemos o município, sabemos o que necessitamos. Em cima disso, construímos novas perspectivas e propomos alterações que não irão descaracterizar o que já foi realizado. É uma responsabilidade minha, como gestor, adequar e viabilizar o plano o quanto antes, garantindo o crescimento sustentável de Arroio do Sal”, disse o prefeito.

Confira os próximos passos do Plano Diretor de Arroio do Sal

Após alinhar as mudanças do plano com a UCS, a administração municipal reforçou a importância de agilizar os processos que envolvem o estudo. Assim, depois de finalizado, o Plano segue para aprovação pelo Poder Legislativo, em votação na Câmara Municipal de Vereadores.

Uma das aplicações imediatas do plano quando aprovado é a instalação do Porto Meridional em Arroio do Sal que, atualmente, aguarda a liberação das licenças ambientais.

O secretário de Planejamento, Trabalho, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ranieri Antonio Pereira Braga, no entanto, explica que é responsável por formalizar as alterações elencadas pela comissão em um documento. Segundo ele, uma nova reunião será marcada entre Gestão Pública e UCS para definir o Plano Diretor do município nos próximos dias.

“Iremos mandar tudo especificado para a UCS para que a instituição esteja alinhada com a nossa proposta. Precisamos dar a devida celeridade ao plano e estamos nos encaminhando para a finalização deste importante estudo”, afirmou.

Além de Ranieri e do prefeito Luciano Pinto, participaram do último encontro a advogada e assessora de Desenvolvimento Regional, Maria do Carmo Padilha Quissini, e o coordenador do curso de Arquitetura, Carlos Eduardo Mesquita Pedone, estiveram presentes representando a universidade. Ademais, o secretário de Meio Ambiente, Adauri Cabral; a procuradora do município, Tatiane Corrêa Rolian; e o engenheiro Edson Brun.

Fonte: Assessora de Comunicação – ASCOM