Parceria entre UCS e Prefeitura de Arroio do Sal vão atuar em conjunto na revisão do Plano Diretor

Convênios assinados na segunda-feira, 3 de junho, incluem a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, do Plano Municipal de Recuperação do Bioma Mata Atlântica e do Diagnóstico Socioambiental

Publicado por
18:14 - 04/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Bruno Zulian

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Prefeitura de Arroio do Sal formalizaram uma parceria estratégica para revisar o Plano Diretor do município, visando atender às demandas sociais e promover o desenvolvimento sustentável. Os convênios assinados na segunda-feira, 3 de junho, incluem a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, do Plano Municipal de Recuperação do Bioma Mata Atlântica e do Diagnóstico Socioambiental.

O prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão) e sua comitiva de secretários e assessores técnicos foram recebidos pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, e pela equipe multidisciplinar da universidade responsável pelo projeto. Também estiveram presentes a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, o chefe de Gabinete, Givanildo Garlet, e o procurador jurídico da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Maurício Gravina.

“O nosso futuro depende da conjugação e do equilíbrio entre ciência e gestão inteligente. Ter a visão científica de como se desenvolver com a melhor qualidade e com o menor impacto é o que esperamos que os municípios alcancem”, afirmou o reitor Gelson Rech. A parceria visa melhorar a qualidade de vida em Arroio do Sal, cumprindo ao mesmo tempo a legislação e promovendo o desenvolvimento econômico, social e sustentável.

O prefeito Affonso Flávio Angst destacou a importância da colaboração com a UCS para otimizar a inovação e projetar o futuro da cidade. “Para nós, arroiossalenses, é uma satisfação enorme firmar esta parceria para otimizar a inovação e projetar o futuro da nossa cidade”.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, professor Pedro de Inda, mencionou que a projeção é de seis meses para a elaboração dos planos, mobilizando diversas áreas do conhecimento, incluindo Direito, Ciências Econômicas e Engenharias. O grupo de trabalho inclui o Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), a Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE-UCS) e a UNITE, unidade de inovação e desenvolvimento em Arquitetura e Urbanismo da UCS.

Iniciativas de Resiliência Urbana

Durante a visita, a pró-reitora Neide Pessin apresentou os projetos Cidades Resilientes e ReNova Cidades à Prefeitura de Arroio do Sal. Estas iniciativas visam preparar e gerenciar riscos associados a desastres naturais e mudanças climáticas, enfatizando a importância de planejamento e governança eficazes para construir uma resiliência urbana sustentável.

“Uma cidade resiliente é aquela que, mesmo em meio a uma catástrofe, tem a capacidade de se reorganizar e dar seguimento às atividades econômicas”, explicou o reitor Gelson Rech. A plataforma Cidades Resilientes, desenvolvida pela UCS, já está disponível para Caxias do Sul e Santa Tereza, e será apresentada na próxima semana para Bento Gonçalves.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp