O setor de inteligência do 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT) vinha monitorando os passos do foragido. (Foto: Divulgação)
O setor de inteligência do 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT) vinha monitorando os passos do foragido. (Foto: Divulgação)

Em uma ação estratégica de inteligência, a Brigada Militar prendeu, neste sábado (03/01), um dos principais líderes de uma organização criminosa que atua em Porto Alegre e na Região Metropolitana. A captura ocorreu no balneário de Imbé, no Litoral Norte, no âmbito da Operação Cerco Fechado.

Perfil de Alta Periculosidade

O indivíduo, de 35 anos, possuía uma extensa ficha criminal e era alvo de um mandado de prisão expedido pela Justiça. De acordo com os registros policiais, ele é apontado como autor ou mandante de pelo menos 18 homicídios, além de possuir antecedentes por tráfico de entorpecentes, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Sua importância na hierarquia do crime o colocava como uma das figuras centrais na coordenação de ataques e logística de distribuição de drogas no estado.

A Captura do líder de facção em Imbé

O setor de inteligência do 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT) vinha monitorando os passos do foragido, que buscava refúgio no litoral durante o período de veraneio. Ele foi localizado em uma casa de alto padrão, utilizada para tentar passar despercebido pelas autoridades. No momento da abordagem, não houve resistência, e o local foi isolado para a realização dos procedimentos de busca.

Encaminhamento

A prisão representa um duro golpe na estrutura da facção criminosa e é celebrada pelo comando da Brigada Militar como uma vitória para a redução dos índices de violência letal no estado. Após a identificação e confirmação do mandado, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.