MAU TEMPO

Imbé: casas destelhadas, início das aulas adiado e falta de energia após temporal

A estação meteorológica do Centro de Estudos Costeiros, Limnologicos e Marinhos da UFRGS (Ceclimar) registrou rajadas de vento de 141 km/h

A estação meteorológica do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnologicos e Marinhos da UFRGS) registrou rajadas de vento de 141 km/h por volta das 21h30, no município. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
A estação meteorológica do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnologicos e Marinhos da UFRGS) registrou rajadas de vento de 141 km/h por volta das 21h30, no município. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O município de Imbé, no Litoral Norte, amanheceu nesta segunda-feira (17) com estragos em diversos locais após o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul ao longo de domingo (16), com chuva e vento intensos. O município decretou situação de emergência. A volta às aulas, prevista para esta segunda-feira (17), foi adiada para a próxima semana.

A estação meteorológica do Centro de Estudos Costeiros, Limnologicos e Marinhos da UFRGS (Ceclimar) registrou rajadas de vento de 141 km/h por volta das 21h30, no município. O forte temporal causou destelhamentos, quedas de árvores e danos em diversas estruturas. A Defesa Civil estima que entre 300 e 400 casas foram atingidas, e cinco famílias precisaram buscar abrigo com vizinhos ou familiares.

Toda a cidade está sem energia elétrica desde a noite de domingo. Na av. Osório, pelo dois postes caíram, assim com placas de publicidade, interrompendo o trânsito no sentido Imbé a Tramandaí. Uma das placas publicitárias caiu sobre alguns automóveis de uma revenda.

A fachada do Supermercado Desco foi totalmente avariada. Na av. Paraguassu, dois postes caíram sobre o prédio da rodoviária e de um hotel. Na zona Norte também há registros de postes caídos. Equipes da CEEE Equatorial estão em alguns pontos fazendo os reparos e
informou que o restabelecimento total deve levar até três dias.

A prefeitura cancelou a volta às aulas, que estavam previstas para esta segunda. Agora serão retomadas na próxima semana. Entre os danos registrados, um ginásio escolar desabou, a fachada de um atacado foi destruída pelo vento e um outdoor caiu, atingindo sete postes e interrompendo o fornecimento de luz.

Apesar dos estragos, não houve registro de feridos.