Operação envolve 288 guarda-vidas civis temporários e apoio da Brigada Militar
Foto: Ascom/CBMRS

A atuação dos 288 guarda-vidas civis temporários no litoral gaúcho e nos balneários de água doce para a temporada de verão 2025/2026 iniciou oficialmente nesta segunda-feira (01). O grupo se junta aos bombeiros militares, que desde outubro participam das atividades de preparação nos principais pontos da orla.

Segundo o tenente-coronel Vinícius Lang, do Corpo de Bombeiros Militar, a operação inicia reforçada. Os guarda-vidas vão atuar na areia com patrulhamento a pé e com quadriciclos, além do uso de motos aquáticas para garantir rapidez em deslocamentos e salvamentos.

Tempo fechado marca primeiro dia

Com o tempo nublado, o primeiro dia não registrou salvamentos. A atuação foi focada em prevenção e orientação aos banhistas. Os locais de maior risco, como mar aberto, desembocaduras, barras e canais, já estão sinalizados com bandeiras que indicam as condições de banho.

Lang explica que a leitura do movimento dos banhistas é constante. “O público deve ficar atento ao apito preventivo, que alerta para o comportamento inseguro que pode acabar em acidentes”, destaca.

Formação e recertificação

Na semana passada, 72 novos guarda-vidas civis temporários concluíram o curso de formação, que incluiu capacitação em atendimento pré-hospitalar em ambiente aquático, técnicas de salvamento, resgate aquático, graus de afogamento, natação utilitária, condicionamento físico, prevenção ao afogamento e procedimentos operacionais.

Além deles, 216 guarda-vidas civis que já atuaram em anos anteriores foram recertificados. A operação também contará com bombeiros militares e brigadianos treinados especialmente para reforçar a segurança durante toda a temporada.