Foto: Divulgação/Prefeitura de Capão da Canoa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Capão da Canoa

Capão da Canoa - Após as comemorações de Ano Novo da madrugada desta quinta-feira (01), moradores e veranistas se depararam com uma grande quantidade de lixo na praia de Capão da Canoa, no Litoral Norte gaúcho, pela manhã. O mutirão de limpeza promovido pela prefeitura iniciou às 4h da manhã na faixa de areia, no calçadão e na área central do município.

De acordo com a prefeitura, somente na área central, foram recolhidas 160 toneladas de resíduos, com 28 caminhões. Nos distritos, a ação contabilizou 12 toneladas na faixa de areia, além de 1 tonelada referente à limpeza do centro dos distritos.

“Deixamos muitos sacos de lixo para a população cooperar, mas nem sempre isto acontece. Por volta das 9h, terminou nosso trabalho”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Capão da Canoa, Beto Rocha

A coleta de resíduos orgânicos também foi reforçada entre os dias 30 e 31 de dezembro, com dobro da frota. O objetivo foi assegurar a manutenção da limpeza durante o período de alta temporada.

Confira imagens da ação de limpeza:

Choque atuou na dispersão do público

O Batalhão de Choque da Brigada Militar foi acionado durante a madrugada para dispersar a multidão na beira da praia da cidade. Durante a ação, agentes dispararam armas de munição não-letal para remover o público, que seguia na areia por volta das 6h.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram, além da atuação do Choque, a grande quantidade de lixo na beira-mar. Segundo a Brigada Militar, a ação serviu justamente para possibilitar a limpeza dos resíduos deixados por quem comemorou a virada ali.

Imagens: @fernao_berthold/Redes sociais

Não houve confronto entre os agentes e o público presente, em sua maioria jovens. Ninguém ficou ferido. Após a dispersão, a prefeitura de Capão da Canoa pode dar início aos trabalhos de limpeza.

*Com informações de Correio do Povo