VULNERABILIDADE

Aumento da população de rua motiva busca por mais políticas públicas em Torres

Em encontro com representante do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua, MP realiza meio de campo para debater situação

população em situação de rua, encontro
A promotora Dinamárcia Maciel de Oliveira com representantes do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua | MPRS Torres / Divulgação

Em um encontro realizado na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Torres nesta quinta-feira (16), a promotora Dinamárcia Maciel de Oliveira se reuniu com representantes do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua para debater estratégias de atendimento a esse grupo na cidade.

O município do Litoral registrou um aumento no fluxo de pessoas em situação de rua vindas de Porto Alegre e Região Metropolitana após as enchentes de maio de 2024. Representando o movimento, o coordenador Nilton Policena apresentou documentos para comprovar a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas a essa população.

Segundo Dinamárcia, o Ministério Público acompanha de perto a situação:

“Realizamos visitas a abrigos e promovemos fiscalizações para garantir os direitos dessa população, especialmente crianças, adolescentes e idosos”, afirmou a promotora.

As discussões estão previstas para seguirem no mês de fevereiro, em uma nova reunião. O encontro contará com a presença de representantes da Prefeitura de Torres, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Habitação e Planejamento e Movimento de População de Rua de Torres.

“Nosso compromisso é com a construção de soluções que respeitem a dignidade humana e promovam a inclusão social”, destacou Dinamárcia.