Em um encontro realizado na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Torres nesta quinta-feira (16), a promotora Dinamárcia Maciel de Oliveira se reuniu com representantes do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua para debater estratégias de atendimento a esse grupo na cidade.
O município do Litoral registrou um aumento no fluxo de pessoas em situação de rua vindas de Porto Alegre e Região Metropolitana após as enchentes de maio de 2024. Representando o movimento, o coordenador Nilton Policena apresentou documentos para comprovar a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas a essa população.
Segundo Dinamárcia, o Ministério Público acompanha de perto a situação:
“Realizamos visitas a abrigos e promovemos fiscalizações para garantir os direitos dessa população, especialmente crianças, adolescentes e idosos”, afirmou a promotora.
As discussões estão previstas para seguirem no mês de fevereiro, em uma nova reunião. O encontro contará com a presença de representantes da Prefeitura de Torres, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Habitação e Planejamento e Movimento de População de Rua de Torres.
“Nosso compromisso é com a construção de soluções que respeitem a dignidade humana e promovam a inclusão social”, destacou Dinamárcia.