A instalação da agência FGTAS/SINE em Arroio do Sal foi confirmada nesta quinta-feira (27), a partir da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o prefeito Luciano Pinto e o diretor-presidente da FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social), José Scorsatto. O ato ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal.
Com a unidade no local, será possível ampliar o acesso da comunidade a vagas de emprego, intermediação de mão de obra, cadastro de vagas, encaminhamento para entrevistas, orientação profissional, ativação da CTPS Digital e atendimento ao seguro-desemprego.
“Esse é um importante passo para o desenvolvimento do nosso município. Por meio da agência conseguiremos cadastrar nossos trabalhadores, acompanhá-los e prestar todos serviços e incentivos necessários”, frisou o prefeito Luciano.
O termo estabelece responsabilidades técnicas, operacionais e estruturais para o funcionamento da unidade, com vigência inicial de 24 meses. A agência vai ficar localizada na sede da Secretaria da Cidadania e seguirá os padrões definidos pelo Governo do Estado, pela FGTAS e pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Assim, não será mais preciso que os moradores se desloquem até Torres para receber os serviços de intermediação, conforme explica a coordenadora do SINE Tainara Juliana Viganó Gonçalves, presente na cerimônia.
“O trabalhador vai até a agência, apresenta sua documentação e currículo e faremos o encaminhamento para as empresas cadastradas. Esse encaminhamento funciona por sistema inteligente, que irá filtrar as vagas que a pessoa precisa conforme o seu perfil”, explica.
Também participaram do ato de assinatura o coordenador regional da fundação, Charlon Müller e a secretária de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social, Gilséia Oliveira.
Acesso facilitado e incentivo aos artesãos
Além da assinatura do Termo de Cooperação Técnica para construção da agência FGTAS/SINE, a parceria com o FGTAS garantiu também acesso facilitado a serviços burocráticos pelos cidadãos e incentivos.
Agora, portanto, Arroio do Sal também participa do programa de Artesanato Gaúcho da fundação. É por meio dele que os artesãos locais serão cadastrados no sistema municipal e terão acesso à emissão e renovação de carteirinhas do artesão.