No último sábado (3), lideranças de Guaporé, entre elas empresários e políticos, reuniram para discutir a criação de uma associação visando acelerar a reconstrução de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, no distrito de Santa Bárbara, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza. A ponte anterior foi arrasada durante uma inundação em 4 de setembro do ano passado. A iniciativa se espelha na Associação dos Amigos de Nova Roma do Sul que angariou recursos e construiu a ponte de ferro sobre o Rio das Antas, destruída também na mesma época.
De acordo com o secretário de turismo de Guaporé, Odacir Toldi, a reconstrução da ponte é urgente e a participação da sociedade é fundamental. Conforme o secretário, o custo para o município aumentou muito também na área da saúde em função das ambulâncias terem que aumentar o percurso e até utilizando estradas de chão para chegar a Bento Gonçalves e Porto Alegre.
Os participantes da reunião também não concordam com a utilização de uma balsa no local, vendo isso como um retrocesso.
Uma comissão se reunirá com representantes do governo estadual em 22 de fevereiro. Dependendo do resultado desse encontro, não está descartada a possibilidade de um movimento de protesto junto à ponte destruída no Rio Taquari. Atualmente, o governo do Estado está na fase de projeto da nova ponte entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, com um custo estimado em mais de R$ 70 milhões.
Além da situação com a ponte sobre o Rio Taquari, Guaporé também enfrenta dificuldades de conexão rodoviária com Anta Gorda e Arvorezinha devido à destruição de pontes durante a inundação de setembro.
*Com informações de Rádio Independente