Legislativo homenageia com música os 134 anos de emancipação de Caxias do Sul

O destaque da celebração foi a canção “Caxias, um encanto”, composta pelo músico Samuel Sodré especialmente para a cidade

Publicado por
18:36 - 19/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Evento marca o aniversário da Pérola das Colônias, como também ficou conhecida Caxias do Sul - (Foto: Marinês Bertuol/Câmara Caxias)

Na véspera da comemoração dos 134 anos de emancipação política do município, Câmara Municipal de Caxias do Sul realizou uma homenagem musical à data magna, que ocorre nesta quinta-feira (20). O evento desta quarta (19) contou com apresentações musicais e discursos inspiradores, destacando a importância histórica e cultural da cidade.

O destaque da celebração foi a canção “Caxias, um encanto”, composta pelo músico Samuel Sodré especialmente para a cidade. A performance foi complementada pelo talento dos estudantes da Associação Criança Feliz, que encantaram o público com apresentações de violino, violão e flauta doce, fruto do Projeto Melodias de Esperança — Transformando Vidas Através da Música, coordenado por Eliane Ruaro e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

A presidente do Legislativo, vereadora Marisol Santos (PSDB), conduziu a sessão com entusiasmo e orgulho. Em seu discurso, ela exaltou a diversidade e a capacidade acolhedora de Caxias do Sul.

“Quanto temos a celebrar… Caxias é cidade pujante, que cresce a cada dia, uma cidade que abraça, que acolhe, que recebe pessoas de tantos lugares, como bem disse, cantando, nosso Cidadão Caxiense, músico, compositor e amigo Samuel Sodré. Viva, Caxias do Sul que abraça os filhos que aqui nasceram e os que a adotaram de coração!”, vibrou Marisol, mencionando a si mesma, Sodré e outros familiares que foram bem recebidos em solo caxiense.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) também participou do evento, destacando a juventude, prosperidade e solidariedade do município. Ele mencionou as diversas obras e melhorias em andamento nas diferentes regiões da cidade e relembrou as recentes dificuldades enfrentadas devido às enchentes. Adiló exaltou a solidariedade dos caxienses, agradecendo a todos que auxiliaram as vítimas das fortes chuvas, especialmente os moradores do interior que estão se reerguendo e retomando a produção agrícola.

“A solidariedade que abraça reconstrói caminhos. Que nunca se perca esse sentimento de humanidade e amor ao próximo”, desejou o prefeito, parabenizando a população que faz o município acontecer.

A homenagem também ressaltou a importância histórica da data de 20 de junho de 1890, quando Caxias do Sul se desligou de São Sebastião do Caí. Além dos 134 anos de emancipação política, junho marca os 114 anos da elevação de Caxias do Sul à categoria de município, ocorrida em 1º de junho de 1910, com a chegada do trem.

(Foto: Marines Bertuol)

Histórico da Emancipação

Em 1890, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias, com 38 casas comerciais, 120 pequenas indústrias e 16 mil habitantes, buscava melhorias de infraestrutura e independência. A emancipação da condição de colônia da Coroa Imperial Brasileira para distrito de São Sebastião do Caí, em 1884, não havia melhorado as condições da população. Insatisfeitos, os comerciantes se organizaram e reivindicaram a emancipação junto ao governo estadual.

No dia 1º de maio de 1890, a Junta Municipal de São Sebastião do Caí manifestou-se favorável à emancipação, e em 20 de junho de 1890, pelo Ato Estadual nº 257, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias foi elevada à categoria de município, sendo denominada Vila de Santa Teresa de Caxias. A emancipação foi comemorada com festejos por três dias, inauguração dos sinos da Catedral Diocesana e uma exposição de produtos coloniais.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp