Legislativo de Caxias do Sul recebe inscrições do Programa Vereador Por um Dia de 22 a 30 de abril

Neste ano, em razão do período eleitoral, a sessão simulada, com a defesa dos projetos por parte dos estudantes, será em 11 de novembro

Publicado por
19:45 - 15/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Edição de 2017 - (Foto: Clever Moreira/Arquivo Câmara de Caxias)

As instituições de ensino e estudantes que desejam participar do Programa Vereador por um Dia 2024 do Parlamento caxiense já podem se programar, pois o período de inscrições será aberto de 22 a 30 de abril, e a escola deve expressar seu interesse pelo formulário: https://forms.gle/WGkqPe4BcEvc8BmB6.

O Vereador por Um Dia é organizado pela Escola do Legislativo (EL) e pela Comissão de  Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL) da Câmara. São 23 vagas disponíveis, número equivalente ao de cadeiras parlamentares da Casa. Estão aptos a participarem alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Caso houver mais interessados que o número de vagas, os colégios que se inscreverem por último ficarão em uma lista de espera e serão chamados, se houver eventual cancelamento de inscrição anterior.

Neste ano, em razão do período eleitoral, a sessão com a defesa dos projetos por parte dos estudantes será em 11 de novembro, mas haverá, pelo menos, dois encontros de preparação prévios. Nesses eventos, a equipe da Escola do Legislativo orientará sobre a produção de projetos e outras proposições e o roteiro da plenária simulada, além de tirar dúvidas. Essas atividades vão ocorrer no dia 20 de maio e no dia 4 de novembro.

Os parlamentares e servidores da Casa estão preparados e orientados para que a edição deste ano seja bastante esclarecedora e para que os estudantes e os docentes se sintam efetivamente parte do poder Legislativo.

O parlamentar Lucas Caregnato (PT), diretor da EL, observa que o Vereador Por um Dia permite aos alunos conhecerem o Legislativo, valorizarem esse poder e, por sua vez, a democracia representativa. “Algumas pessoas dizem que não gostam de política. Muitas vezes, falam isso porque não conhecem o Parlamento, que, além de legislar, exerce o papel de fiscalizar o poder Executivo. O Programa Vereador Por Um Dia também promove a cidadania dos nossos estudantes e faz com que eles compreendam a função de um parlamentar”, reflete.

Segundo o presidente da Comissão de Educação, vereador Adriano Bressan (PP), é uma iniciativa que aproxima os estudantes da Câmara e possibilita a eles vivenciarem o dia a dia parlamentar, participando de sessões, debates, reuniões e outras atividades legislativas. “Nosso objetivo, com o Vereador Por Um Dia, é incentivar a participação cidadã e o interesse dos jovens pela política, estimulando o senso de responsabilidade e o engajamento cívico. Além disso, promove a consciência sobre a importância do poder Legislativo e suas atribuições para a democracia e o desenvolvimento da comunidade caxiense”, frisa Bressan.

O Programa Estudantil Vereador por um Dia existe desde 30 de junho de 1999, a partir de proposição do então parlamentar Waldemar Jones Biglia (1939 – 2008). Além do presidente, Adriano Bressan/PP, integram a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL) os legisladores Rafael Bueno/PDT, Rose Frigeri/PT, Professor Zanchin/NOVO e Jemerson da Costa Hoffmann/PSB.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp