RECONHECIMENTO

Legislativo aprova título de Cidadão Caxiense ao deputado Carlos Búrigo

A proposição é do vereador Felipe Gremelmaier (MDB). O deputado estadual foi secretário municipal de Caxias do Sul durante três gestões consecutivas

Legislativo aprova título de Cidadão Caxiense ao deputado Carlos Búrigo
Foto: Divulgação

O plenário da Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta quinta-feira (07), a concessão do título de Cidadão Caxiense ao contador e deputado estadual Carlos Antônio Búrigo (MDB). A proposição é de autoria do colega de partido, vereador Felipe Gremelmaier, e foi assinada pelos demais 21 parlamentares em atividade.

A exceção foi a presidente da Casa, Marisol Santos (PSDB), que está impedida de legislar, no exercício do cargo, conforme o Regimento Interno do Legislativo. A data da sessão solene de entrega da distinção será marcada posteriormente.

Os proponentes justificam o reconhecimento a Carlos Búrigo, pelos considerados relevantes serviços prestados à comunidade caxiense, no exercício de cargos na administração pública municipal.

“Carlos Búrigo tem uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público e pelo compromisso com o desenvolvimento das comunidades que representa. Sua capacidade de gestão, aliada a uma visão estratégica e voltada para o futuro, fez dele uma figura central nas administrações em que atuou, sempre priorizando a transparência, a ética e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressaltam os autores.

Saiba mais sobre Carlos Búrigo:

  • Carlos Búrigo nasceu em 5 de julho de 1964, em Bom Jesus/RS. É filho de Ilton Búrigo e Inês Borghetti Búrigo, e tem como irmãos Paulo e Marcelo. Formou-se bacharel em Ciências Contábeis pela Unisinos, em São Leopoldo.
  • Em 1988, casou-se com Danusa Liége Velho Búrigo, com quem tem dois filhos: Larissa e Felipe.
  • Em 1993, retornou ao recém-emancipado município de São José dos Ausentes, que anteriormente era distrito de Bom Jesus. Nesse período, foi chefe de gabinete e secretário de Administração (1993-1996).
  • Nas eleições de 1996, foi eleito prefeito, ocupando o cargo de 1997 a 2000. Foi reeleito com 88,72% dos votos válidos, cumprindo o segundo mandato de 2001 a 2004.
  • Neste período, foi presidente da Associação dos Prefeitos da Região das Hortênsias por dois mandatos; do Consórcio de Turismo dos Campos de Cima da Serra; e Coordenadoria do MDB da Serra. Também foi vice-presidente do Corede – Serra e presidente
  • De 2005 a 2008 foi secretário da Fazenda do ex-prefeito José Ivo Sartori/MDB. Na gestão reeleita, assumiu a Secretaria de Gestão e Finanças, de 2009 a 2012. Cargo que permaneceu até abril de 2014, já no governo de Alceu Barbosa Velho (PDT), quando coordenou a campanha de Sartori ao governo do Estado.
  • Em 2015, foi nomeado como Secretário-Geral de Governo de Sartori. Na sequência, entre 2016 e abril de 2018, assumiu a pasta de Planejamento, Governança e Gestão do RS. De outubro a dezembro de 2018, ocupou o cargo de chefe de gabinete do governador Sartori.
  • Durante o governo, também atuou como membro titular do Conselho de Administração do Banrisul; titular do Conselho de Administração da Empresa Rio Grande Seguros e Previdência, e titular do Conselho de Administração da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
  • Nas eleições de 2018, concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa, obtendo mais de 34 mil votos, ficando na primeira suplência do MDB. Assumiu o mandato de 2019 a 2022. Nesse período, foi líder da bancada do MDB e presidente e vice de diversas comissões.
  • Em 2020, foi candidato do MDB à prefeitura de Caxias do Sul. Nas eleições de 2022, concorreu novamente a deputado estadual e fez 33 mil votos. Ficou como segundo suplente do MDB, assumindo o mandato desde 2023 em diante.