MINIPRAÇAS

Legislativo aprova redução de 15 para 5 metros a distância para instalação de parklets em Caxias do Sul

Com a medida, a instalação das minipraças pode ser incrementada. Executivo alega readequação da atual legislação

Projeto aprovado pelos vereadores reduz distância dos parklets em relação á esquina
Projeto aprovado pelos vereadores reduz distância dos parklets em relação á esquina | Foto: Rafael Lopes/Divulgação

O plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, na sessão desta terça-feira (03), o projeto de autoria do Executivo, que reduz de 15 para 5 metros, a distância mínima para a instalação das áreas de convivência, denominadas parklets.

A medida estipulada na nova legislação se refere à distância em relação à esquina mais próxima de onde vai ser instalado o equipamento público. Com a instalação dos parklets, são suprimidas vagas de estacionamento existentes na via.

A justificativa do governo municipal é de que, com a prática, observou-se que os 15m estipulados pela lei denominada “Se Essa Rua Fosse Minha” se mostraram excessivos. Ao propor a redução para 5m, o Executivo pondera que vai permitir a melhor utilização dos locais disponíveis, promovendo mais integração dos parklets com o perímetro urbano e a cidadania.

A nova redação também impede a instalação de parklets em várias situações. Entre elas, em frente ou de forma a obstruir guias rebaixadas, equipamentos de combate a incêndios, rebaixamentos para acesso de pessoas com deficiência, pontos de parada de ônibus, pontos de táxi, faixas de travessia de pedestres e nem acarretar a supressão de vagas especiais de estacionamento.

O proponente ainda justificou que a experiência de outras localidades demonstra que a flexibilização das distâncias mínimas não compromete a segurança ou a funcionalidade dos espaços públicos. A ponderação alia o fato à observação das normas de acessibilidade e a segurança viária.

O Executivo também alega que, entre outros pontos positivos, a finalidade é incentivar os modais de transporte não motorizados, como bicicletas e caminhadas. Em consequências, haveria melhora da qualidade do ar e a diminuição da poluição sonora. Além disso, que o comércio local ganhará em atratividade de consumidores.