Kits de sobrevivência são doados pela Unimed aos bombeiros atuantes em áreas afetadas pelas chuvas no RS

As 100 unidades são compostas por itens como filtro para água potável, barracas, fósforo, repelentes e ataduras, entregues ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias do Sul

Publicado por
14:31 - 10/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Kits de sobrevivência são doados pela Unimed aos bombeiros atuantes em áreas afetadas pelas chuvas no RS

(Foto: Unimed Nordeste-RS/Divulgação)

Atos de solidariedade continuam ocorrendo em todo o Rio Grande do Sul, com entidades mobilizadas após as fortes chuvas. A Unimed Nordeste RS também realiza ações prestando apoio aos atingidos pelas fortes chuvas no Estado. A cooperativa da Serra Gaúcha realizou a entrega de 100 kits sobrevivência, profilaxia biológica e primeiros socorros, além de botes infláveis, macas e cadeiras de rodas. As unidades foram entregues Corpo de Bombeiros Militar de Caxias do Sul, que fará a distribuição do material. Os itens foram doados à cooperativa pela iniciativa privada.

“Possibilitamos mais esta ação por meio da mobilização de um grupo de empresários, que está atuando conosco desde a última segunda-feira (5). Diretamente de São Paulo, conseguimos trazer todos os kits de avião, com desembarque no Aeroclube de Flores da Cunha. Viabilizamos combustível e o material foi levado até o Complexo Hospitalar Unimed, em Caxias. Novamente, com a ajuda de voluntários, fizemos a separação e a entrega aos bombeiros” explica o vice-presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Lisandro Pavan.

Equipes da Unimed Nordeste-RS também atuam 24h por dia nas ações coordenadas pela cooperativa médica em diferentes frentes de atendimento à população afetada pelas chuvas no Estado.

Unidade de campanha em Santa Tereza

A exemplo da enchente de setembro de 2023, a Unimed Nordeste-RS instalou uma unidade de campanha em Santa Tereza, um dos municípios da abrangência da cooperativa gravemente afetado pelas chuvas. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e engenharia clínica estão atendendo, desde segunda-feira (6), às vítimas e voluntários da cidade.

Até a quinta-feira (9), 51 atendimentos já haviam sido realizados na unidade, que tem capacidade para receber casos de baixa e alta complexidades, desde consultas, suturas, ferimentos de pele e monitoração, até o uso de ventiladores e de intubação, por exemplo. Uma mini-farmácia também está à disposição dos moradores.

A estrutura está instalada junto à Unidade Básica de Saúde (UBS), na Rua Amadeu Piccinini, s/n, no Centro, e permanecerá por tempo indeterminado em Santa Tereza, em suporte à Secretaria Municipal da Saúde.

Heliponto da Unimed já recebeu 13 pousos e decolagens com doações

O heliponto do Complexo Hospitalar, único em sistema hospitalar da região, segue à disposição do Governo do Estado, Defesa Civil, Exército, prefeituras e iniciativa privada para transporte de pacientes, suprimentos, insumos médicos e doações a diversas regiões do Rio Grande do Sul. Até a manhã de sexta-feira (10), foram registrados 13 pousos e respectivas decolagens de helicópteros com destino a cidades atingidas. As operações foram fundamentais para garantir o apoio necessário às comunidades impactadas pelas fortes chuvas e aos pacientes atendidos pela cooperativa médica.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp