O Instituto Rosa Del Este, de Caxias do Sul, inaugurou, nesta segunda-feira (25), a campanha “A Rosa Contra a Violência“, em alusão à luta pelo fim da violência doméstica. A ação inclui atividades referentes aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, campanha promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressões sofridas por meninas e mulheres, bem como a venda de broches para angariar fundos para a instituição.
O objetivo da campanha é atentar para a realidade da violência doméstica, bem como da falta de apoio e de medidas eficazes por parte do poder público para atender e oferecer suporte adequado às vítimas e instituições que as atendem.
O evento reuniu cerca de 40 pessoas, incluindo mulheres que utilizam os serviços da instituição, autoridades do poder legislativo municipal e estadual, presidência e integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, além de lideranças de movimentos sociais e organizações do terceiro setor de Caxias do Sul e região. Durante a cerimônia, foram enfatizados os desafios enfrentados pelas mulheres em busca de apoio, destacando o trabalho realizado pelo Instituto Rosa Del Este, que tem se consolidado como referência no combate à violência contra a mulher no Estado.
Venda de broches
O destaque do evento foi a venda de broches de rosa. A ação simbólica visa angariar fundos para manter os serviços prestados pelo Instituto Rosa del Este. Os atendimentos são realizados para mulheres vítimas de violência doméstica, bem como o seu contexto familiar. São promovidas atividades de acolhimento, orientação e fortalecimento para que as mulheres atendidas possam reconstruir suas vidas.
Os broches estão à venda no Instituto Rosa Del Este, no valor de R$ 50,00, através do telefone/WhatsApp: (54) 3067-0355 ou através do Instagram @inst.rosadeleste. Toda a arrecadação será destinada ao custeio dos serviços e manutenção da instituição.