A etapa de içamento da estrutura metálica da ponte sobre o Rio Carreiro, entre Cotiporã e Dois Lajeados, foi concluída na tarde da última sexta-feira (18). A montagem da base ocorreu ao longo da semana no canteiro de obras, culminando na elevação que envolveu atividades durante todo o dia.
Avaliada em R$ 3 milhões, a obra de reconstrução é financiada pela Associação Caminhos do Vale e da Serra, que organizou uma campanha de doações junto à iniciativa privada, mobilizando empresas e a comunidade para restaurar esse importante acesso.
Segundo Daniel Bortolotto, presidente da associação, a próxima etapa prevê a instalação do tablado e a concretagem da pista de rodagem, cuja secagem deve ocorrer entre 15 e 20 dias. A expectativa é de que a travessia seja liberada para o tráfego em novembro.
Pontes do Sul
A construção está sob a responsabilidade da JB Engenharia, com coordenação do engenheiro Jeferson Dal Bello, e conta com o apoio da Alsus Infra. Ambas integram o consórcio Pontes do Sul, voltado à recuperação de importantes conexões no estado.
O programa já entregou o acesso provisório entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, no Rio Caí, e está construindo a ponte entre Bento Gonçalves e Cotiporã, sobre o Rio das Antas.