EDUCAÇÃO

Inaugurada a Escola de Educação Infantil Professora Luciane Maria Ferrari Schiavo, em Caxias do Sul

Localizada no bairro Desvio Rizzo, a estrutura tem capacidade para atender 53 crianças, sendo 32 no maternal e 21 no berçário.

Escola de Educação Infantil Professora Luciane Maria Ferrari Schiavo
Escola de Educação Infantil Professora Luciane Maria Ferrari Schiavo | Ícaro de Campos

Foi inaugurada, na tarde de quinta-feira (03), a Escola de Educação Infantil Professora Luciane Maria Ferrari Schiavo, em Caxias do Sul. A previsão é que o estabelecimento, localizado no bairro Desvio Rizzo, esteja totalmente mobiliado e pronto para receber crianças até o final deste mês.

Ainda neste ano, o espaço receberá mais de 50 crianças para que possam ter o direito de acesso à educação infantil. A capacidade total da escola é de 53 crianças, sendo 32 no maternal e 21 no berçário. Além disso, a partir de 2025, o local também receberá alunos da pré-escola. No total, a infraestrutura inclui quatro salas para o maternal e duas para o berçário, além de lavanderia, sanitários para crianças, funcionários e público externo, cozinha, sala de atendimento pátio externo e acesso coberto.

Esta é a segunda escola de gestão compartilhada gerida pela Associação Mão Amiga, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Presente no evento de inauguração, o Frei Jaime Bettega ressaltou que o objetivo da Rede Mão Amiga é multiplicar espaços:

“Escola sempre vai ser dignidade, esperança, amor e  prevenção. Agradecemos a SMED, de um modo especial, por esta sintonia com a proposta do Mão Amiga, agora também parceiro da educação.”

A diretora-geral da Smed, Carla Sasset, destacou a importância da escola:

“Ficamos felizes de inaugurar mais uma obra de Escola de Educação Infantil, que atenderá crianças da comunidade. Inaugurar um espaço que acolherá uma escola para cuidados infantis representa muito mais do que uma estrutura de obra, representa vidas,”

Nome é homenagem à professora

A escolha do nome da escola presta uma homenagem a uma mulher cuja trajetória deixou marcas profundas em todos que a conheceram. Luciane Maria Ferrari Schiavo era uma professora e profissional dedicada, sempre envolvida com a educação e a literatura. Além disso, sua alegria e sorriso constantes são lembranças queridas por amigos e colegas. A escola leva o nome de uma mulher que, mesmo em meio aos desafios, amava viver. Luciane morreu em fevereiro de 2023, aos 47 anos.

Dessa forma, a prefeita em exercício de Caxias do Sul, Paula Ioris, salientou a gratidão pelo legado construído pela professora homenageada:

“Com certeza a Luciane vai proteger muito as crianças que vão estar nesta escola. Minha trajetória me faz acreditar que não existe a morte, existe um outro plano. É uma alegria muito grande estarmos aqui inaugurando esta escola, que daqui há alguns dias estará recebendo as crianças. Este lugar terá muita energia, pois barulho de criança é vida.”