Neste sábado (28), às 15h40, a Ponte Felizcidade, localizada entre Arroio Feliz e Picada Cará, foi parcialmente liberada para a passagem de veículos. Após 45 dias de intenso trabalho, uma pista está pronta, permitindo o trânsito em um sentido. A outra pista será finalizada nos próximos dias, possibilitando a passagem simultânea em ambos os sentidos.
Dessa forma, a liberação da ponte foi agilizada devido ao fechamento total da ponte de ferro neste fim de semana para novas obras. Essa nova travessia também aliviará o fluxo sobre a ponte Vale Real-Bananal, que vinha sendo a única opção para cruzar o rio após a interdição da ponte de ferro.
A estrutura da Ponte Felizcidade conta com uma base de nove contêineres, preenchidos com cascalho e concreto, e o leito para a passagem dos veículos foi feito com madeira. As obras começaram em agosto e seguirão nos próximos dias, com a conclusão da segunda pista, sinalização e reforço das cabeceiras. Portanto, os responsáveis pela construção pedem paciência dos motoristas, que precisarão dividir o espaço com máquinas e trabalhadores durante os ajustes finais.
No lado de Arroio Feliz, o terreno para a obra foi cedido por Clary Bellorini Hahn e os proprietários da Cerâmica Andres. Dessa forma, do lado de Picada Cará, a área pertence a Luís e Júlio Hahn. A construção da ponte foi organizada por um grupo de voluntários, que na semana passada concluiu outra travessia entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, com apoio de empresários, entidades e o poder público.