
Depois de 10 anos de hiato, o 7º Horti Serra Gaúcha retorna com data, local e programação definidas. Com novo formato de apresentação, o evento voltado a promoção de acesso direto de agricultores a tecnologias avançadas e boas práticas em horticultura e fruticultura, ocorre no próximo dia 21 de março.
A abertura e ações de estações demonstrativas ocorrem na parte da manhã em Fazenda Souza, onde está sendo preparada uma área especial para cultivos experimentais e futuras mostras de tecnologia e inovação. Já na parte da tarde, ocorrem os painéis e outras atividades nos Pavilhões da Festa da Uva. A ideia é que o evento ocorra de forma bienal, intercalado à Festa da Uva.
Com o objetivo promover o setor agrícola da região e destacar a diversidade e a qualidade dos produtos hortifrutigranjeiros produzidos na Serra Gaúcha, o Horti Serra se consolidou como uma importante plataforma de disseminação de conhecimento técnico e inovação para o setor agrícola da região sul do Brasil.
Desta forma, retorna a programação de eventos visando a adoção de novas abordagens em horticultura, fruticultura e vitivinicultura. Além disso, será implementado um programa de cultivos demonstrativos ao longo do ano, que servirá futuramente como exemplo prático de técnicas avançadas para os participantes.
O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Rudimar Menegotto, lembra que, no futuro, a área servirá não apenas a Caxias e à região da Serra, mas a todo estado do Rio Grande do Sul.
“É preciso fornecer aos agricultores acesso a novas tecnologias de produção e aprimorar conhecimentos sobre aspectos técnicos e de gestão, além de promover discussões e práticas que incentivem o desenvolvimento sustentável na vitivinicultura, fruticultura e olericultura, que é o cultivo de hortaliças”, observa ele.
O Comitê Organizador do 7º Horti Serra Gaúcha é formado pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), CIC Caxias (Diretoria de Agronegócios) Emater/ RS, Embrapa, Escola Família Agrícola (AEFASERRA), Faculdade Ideau, Governo do RS, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Estadual do RS (Uergs), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul e Sindicato Rural de Caxias do Sul. O evento conta com patrocínio do Banrisul.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO HORTI SERRA – 2025
- Data: 21/03/2025 (sexta-feira)
- Local do Evento
- Manhã: Área do Horti Serra
- Endereço: Estrada Municipal Luiza Arsego Meneguzzi,1.360, distrito de Fazenda Souza, Localidade de São Roque, junto a antiga FEPAGRO.
- *Em caso de chuva o evento será no Bolicho dos Piardi
- Tarde: Bolicho dos Piardi
- Endereço: Rua Ivo Remo Comanduli, 1431, Portão 03, Parque da Festa Nacional da Uva.
- 8h30min – Recepção e cadastramento
- 9h às 10h – Abertura oficial e apresentação do projeto
- 10h às 11h45min – Estações
- Estação I – Sistema Plantio Direto em Hortaliças – SPDH
- Responsável: SEAPI e EFASERRA
- Estação II – Qualidade e procedência de mudas de frutíferas
Responsável: UCS e EMBRAPA - Estação III – Utilização de drones na agricultura
Responsável: IDEAU - Estação IV – Herbicidas hormonais: legislação e medidas de mitigação de riscos na horticultura
- Responsável: EMATER
- 12h às 14h – Intervalo para almoço
- 14h às 16h30min – Painéis
- Painel I – Sistema Antigranizo com iodeto de prata
Palestrante: Meteorologista João Luis Walter Rolim - Painel II – Programa Antigranizo no Estado de Santa Catarina
- Palestrante: Engenheiro Agrônomo Jean Carlo Ribeiro
- Painel III – Incidência de granizo na Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra
- Palestrante: Meteorologista Flávio Varone
- 16h30min às 17h – Lançamento das Estações Meteorológicas para Monitoramento Climático em Caxias do Sul – CIC Caxias do Sul
- 17h – Encerramento das atividades