HEIMLICH

Policiais salvam criança engasgada em Gramado

O fato aconteceu na tarde de sábado (25), enquanto os policiais realizavam uma barreira de fiscalização na rua Borges de Medeiros

Manobra realizada pelos policiais foi fundamental, para preservação da vida da criança. (Foto: 1º Bpat)
Manobra realizada pelos policiais foi fundamental, para preservação da vida da criança. (Foto: 1º Bpat)

Uma criança, de dois anos, acabou salva por policiais militares, após ter ingerido solvente e ficar engasgada, em Gramado. A rápida atuação da guarnição do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat) foi decisiva para salvar a vida da criança.

O fato aconteceu na tarde de sábado (25), enquanto os policiais realizavam uma barreira de fiscalização na rua Borges de Medeiros, ao lado do Lago Joaquina Rita Bier. Os policiais militares foram surpreendidos por um veículo, que parou pedindo socorro.

De imediato, os policiais iniciaram a manobra de Heimlich realizando os procedimentos de reanimação e desobstrução das vias aéreas, enquanto deslocavam com brevidade até o Hospital de Gramado.

Segundo os médicos que atenderam a criança, o tempo de resposta na criança engasgada foi essencial e a manobra realizada pelos policiais foi fundamental, pois, no hospital, foi necessário retirar apenas uma pequena quantidade de secreção das vias aéreas.