O principal suspeito da morte de Ana Diva Chaves da Silva, 64 anos, dona de um brechó em Farroupilha, vai a júri após acusações apontadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Ele foi preso ainda no mês de março, na cidade de Santana do Livramento, seis dias após ter cometido o crime. Na oportunidade, a idosa foi submetida a situação cruel, sendo esfaqueada e estuprada.
Conforme o MPRS, o julgamento ainda não tem data definida, mas salienta que a Justiça aceitou as acusações feitas no que diz respeito ao crime. O assassinato aconteceu no dia 11 de março em Farroupilha, quando o acusado matou a idosa em um brechó. O réu, por sua vez, foi denunciado ao MPRS no dia 30 de maio.
O promotor do caso em Farroupilha, Rodolfo Grezzana, relata que houve homicídio qualificado com as seguintes características: meio cruel por submeter a mulher a intenso sofrimento, motivo fútil mediante recurso que dificultou a defesa dela e também, pelo intuito de assegurar a ocultação ou impunidade de outro delito.
“Foi um crime que impactou a cidade pela violência e crueldade. A decisão de mandá-lo a júri é muito importante para a comunidade”, explica o promotor.
De acordo com Grezzana, a dona do brechó foi atingida na cabeça e no pescoço com uma faca e um banco de madeira. O investigado também foi denunciado por furto, já que foram levados dinheiro, celular e demais pertences, e por estupro de vulnerável, por se tratar de uma idosa. O homicídio foi cometido no local onde a vítima residia e também mantinha o estabelecimento comercial.
Apesar do acusado ser julgado pelo Tribunal do Júri pelo homicídio qualificado, ele não foi pronunciado pelos crimes de furto e estupro. Mas sobre estes dois delitos, Rodolfo Grezzana informa que irá recorrer.
O investigado está preso desde o dia 17 de março, quando foi localizado em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste.
Relembrando o caso
Na tarde do dia 11 de março, por volta das 14h, uma idosa de 64 anos identificada como Ana Diva Chaves da Silva foi encontrada morta dentro de sua casa, onde também funcionava um brechó, na rua Júlio de Castilhos, no Centro de Farroupilha. A mulher foi encontrada no início da tarde pelo namorado, de 74 anos. O corpo da idosa apresentava sinais de violência.
No dia 17 de março, aconteceu a prisão do suspeito, por meio dos policiais civis de Farroupilha na cidade de Santana do Livramento, para onde ele se evadiu após crime.