Hemocentro Regional de Caxias do Sul tem estoque estável e solicita agendamento para novas doações

Orientação é que doações não parem, mas sejam feitas conforme a demanda

Publicado por
17:22 - 22/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Petter Campagna/divulgação)

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) encontra-se com estoque estável na grande maioria dos tipos sanguíneos, por isso, orienta a população que não pare de doar, porém, realize agendamento para que novas doações sejam feitas conforme a necessidade.

Conforme informações da entidade, a estabilidade no estoque se deu, principalmente, em razão de a população ter atendido o chamado feito no início do mês de maio, quando o Rio Grande do Sul sofreu sua maior tragédia climática da história.

Conforme o diretor técnico do Hemocs, Roque Lorandi, a população não deve deixar de doar, mas siga entrando em contato com o serviço para saber qual o melhor momento de realizar a doação. Há um constante gerenciamento de estoque, já que uma bolsa de sangue tem vida útil de 35 dias. As doações regulares são necessárias para manter o serviço, que além de Caxias do Sul, atende mais 48 municípios da região. .

“Queremos agradecer aos doadores que estiveram aqui, que nos ajudaram a socorrer as pessoas que precisam e informar que estamos com estoques muito bons e em função disso, pedimos que liguem para o Hemocentro para ver o melhor momento de doar. Nesse momento não precisamos de mais doações. Elas serão necessárias mais adiante, provavelmente na segunda quinzena do mês que vem. Então, se o nosso doador ligar, conseguimos equilibrar a questão das doações para quando realmente necessitarmos”, explica.

Os doadores podem entrar em contato com o Hemocs pelo WhatsApp (54) 98418-8487 ou pelo telefone 3290-4580.

No próximo dia 28 de maio, o Hemocs estará atuando em Farroupilha, realizando uma ação de doação de sangue que ocorrerá na Unidade Básica de Saúde do bairro Cinquentenário. Os agendamentos dos interessados já estão sendo realizados através do telefone/WhatsApp (54) 9 9612-2219. Ao todo, Farroupilha estará disponibilizados 80 vagas diretas.

 

Veja, abaixo, o estoque de bolsas de cada tipo sanguíneo no Hemocs nesta quarta-feira (22)

 

Estoques de sangue em 22/05:

A-

36 bolsas (Estável)

Estoque ideal: 11 bolsas

A+

178 bolsas (Estável)

Estoque ideal: 75 bolsas

AB-

01 bolsa (Crítico)

Estoque ideal: 02 bolsas

AB+

29 bolsas (Estável)

Estoque ideal: 05 bolsas

B-

07 bolsas (Estável)

Estoque ideal: 02 bolsas

B+

46 bolsas (Estável)

Estoque ideal: 10 bolsas

O-

40 bolsas (Estável)

Estoque ideal: 30 bolsas

O+

213 bolsas (Estável)

Estoque ideal: 105 bolsas

 

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp