Hemocentro Regional de Caxias do Sul comemora 25 anos

Conforme os dados mais de 500 mil atendimentos foram realizados neste período

Publicado por
12:47 - 23/11/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Hemocentro Regional de Caxias do Sul comemora 25 anos

Crédito: Bianca Prezzi/Câmara Caxias

A Câmara Municipal de Caxias do Sul prestou homenagem aos 25 anos do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). A honraria aconteceu durante a sessão ordinária desta quarta-feira (23), no plenário da Casa do Povo. A celebração contou com a presença da secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, e de representantes do órgão, como o diretor de Análises Clínicas, Roberto Roveda Silveira, e o diretor técnico, Roque Lorandi. A condução dos trabalhos esteve a cargo da presidenta do Legislativo, vereadora Denise Pessôa/PT.

Proposta pela Mesa Diretora de 2022, a distinção faz alusão aos 25 anos de trabalhos prestados para a comunidade caxiense. O Hemocentro foi inaugurado em 13 de dezembro de 1997, sendo administrado pela Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura de Caxias do Sul. A instituição contempla um dos cinco hemocentros regionais que compõem a Hemorrede do Estado do Rio Grande do Sul e é coordenado pelo Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs). Sua função, dentro da região Nordeste do Estado, é ser um centro de excelência e referência na coleta, processamento, qualificação e distribuição de hemocomponentes.

Uma doação pode salvar até quatro vidas

A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB fez o pronunciamento em nome da Mesa Diretora. A parlamentar ressaltou o trabalho do Hemocs. Também trouxe dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os quais, o registro de que entre 1% e 13% da população é doadora de sangue assídua. Mesmo que os números sejam tímidos, representam aproximadamente 3,7 milhões de bolsas de sangue coletadas por ano, informou. A legisladora reafirmou a importância das doações, sendo que apenas uma doação pode salvar até quatro vidas.

“Todos sabemos que doar sangue é um ato de amor ao próximo e mais do que isso. É dar esperança e oportunidade para quem mais precisa”, sublinhou.

Tatiane também apresentou seu depoimento pessoal. Conforme ela, quando nasceu, precisou de uma transfusão de sangue:

“Se a 35 anos atrás não tivesse tido pessoas de bem que doaram sangue, profissionais capacitados que fizeram essa coleta e cuidaram da qualidade, talvez eu não estivesse aqui”. Por fim, a parlamentear parabenizou a entidade em nome dos vereadores da Casa.

Mais de 500 mil atendimentos – Hemocentro

O diretor de Análises Clínicas, Roberto Roveda Silveira, reforçou o trabalho realizado em Caxias e em outras cidades da região. Segundo ele, doar sangue é “um ato, acima de tudo, humanitário, porque você está ajudando outras vidas. Um ato de amor imprescindível”, define. Silveira agradeceu a toda a equipe da instituição e, principalmente, aos doadores.

O diretor técnico Roque Lorandi estendeu a homenagem a todas as pessoas que trabalharam e lutaram pelo Hemocentro.

“É um grande diferencial para nós da Serra Gaúcha, é uma maneira de difundir o bem, de difundir o altruísmo. O Hemocentro é um patrimônio de todos nós”, considerou. De acordo com ele, a unidade atende a Serra Gaúcha, salvando milhares de vidas. “Estimam-se mais de 500 mil atendimentos, mérito de todos que trabalharam na teia de auxilio mútuo que representa o trabalho do hemocentro”, afirmou.

Hemocentro Regional de Caxias do Sul

Fone: (54) 3290.4536 / 3290.4543

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento:

  • Para doação de sangue: de segunda a sexta, das 8h30min às 17h, e sábado, das 8h às 12h.
  • Para cadastro de doador de medula óssea: de segunda a sexta, das 8h30min às 17h.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp