Caxias do Sul

Hemocentro Regional de Caxias do Sul comemora 25 anos

Conforme os dados mais de 500 mil atendimentos foram realizados neste período

Hemocentro Regional de Caxias do Sul comemora 25 anos
Crédito: Bianca Prezzi/Câmara Caxias

A Câmara Municipal de Caxias do Sul prestou homenagem aos 25 anos do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). A honraria aconteceu durante a sessão ordinária desta quarta-feira (23), no plenário da Casa do Povo. A celebração contou com a presença da secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, e de representantes do órgão, como o diretor de Análises Clínicas, Roberto Roveda Silveira, e o diretor técnico, Roque Lorandi. A condução dos trabalhos esteve a cargo da presidenta do Legislativo, vereadora Denise Pessôa/PT.

Proposta pela Mesa Diretora de 2022, a distinção faz alusão aos 25 anos de trabalhos prestados para a comunidade caxiense. O Hemocentro foi inaugurado em 13 de dezembro de 1997, sendo administrado pela Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura de Caxias do Sul. A instituição contempla um dos cinco hemocentros regionais que compõem a Hemorrede do Estado do Rio Grande do Sul e é coordenado pelo Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs). Sua função, dentro da região Nordeste do Estado, é ser um centro de excelência e referência na coleta, processamento, qualificação e distribuição de hemocomponentes.

Uma doação pode salvar até quatro vidas

A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB fez o pronunciamento em nome da Mesa Diretora. A parlamentar ressaltou o trabalho do Hemocs. Também trouxe dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os quais, o registro de que entre 1% e 13% da população é doadora de sangue assídua. Mesmo que os números sejam tímidos, representam aproximadamente 3,7 milhões de bolsas de sangue coletadas por ano, informou. A legisladora reafirmou a importância das doações, sendo que apenas uma doação pode salvar até quatro vidas.

“Todos sabemos que doar sangue é um ato de amor ao próximo e mais do que isso. É dar esperança e oportunidade para quem mais precisa”, sublinhou.

Tatiane também apresentou seu depoimento pessoal. Conforme ela, quando nasceu, precisou de uma transfusão de sangue:

“Se a 35 anos atrás não tivesse tido pessoas de bem que doaram sangue, profissionais capacitados que fizeram essa coleta e cuidaram da qualidade, talvez eu não estivesse aqui”. Por fim, a parlamentear parabenizou a entidade em nome dos vereadores da Casa.

Mais de 500 mil atendimentos – Hemocentro

O diretor de Análises Clínicas, Roberto Roveda Silveira, reforçou o trabalho realizado em Caxias e em outras cidades da região. Segundo ele, doar sangue é “um ato, acima de tudo, humanitário, porque você está ajudando outras vidas. Um ato de amor imprescindível”, define. Silveira agradeceu a toda a equipe da instituição e, principalmente, aos doadores.

O diretor técnico Roque Lorandi estendeu a homenagem a todas as pessoas que trabalharam e lutaram pelo Hemocentro.

“É um grande diferencial para nós da Serra Gaúcha, é uma maneira de difundir o bem, de difundir o altruísmo. O Hemocentro é um patrimônio de todos nós”, considerou. De acordo com ele, a unidade atende a Serra Gaúcha, salvando milhares de vidas. “Estimam-se mais de 500 mil atendimentos, mérito de todos que trabalharam na teia de auxilio mútuo que representa o trabalho do hemocentro”, afirmou.

Hemocentro Regional de Caxias do Sul

Fone: (54) 3290.4536 / 3290.4543

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento:

  • Para doação de sangue: de segunda a sexta, das 8h30min às 17h, e sábado, das 8h às 12h.
  • Para cadastro de doador de medula óssea: de segunda a sexta, das 8h30min às 17h.