Gramado: parte das famílias do bairro Três Pinheiros retornam para suas casas

Os locais de risco elevado de danos ainda não têm previsão de liberação para volta das famílias

Publicado por
19:58 - 29/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Ascom/PMG)

O Executivo Municipal de Gramado recebeu na noite desta terça-feira (28) o relatório de ações emergenciais para os movimentos de massa no Bairro Três Pinheiros, elaborado pela empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia. O relatório separou o bairro Três Pinheiros em três áreas: locais de baixo risco de danos, locais de risco moderado de danos e locais de risco elevado de danos. Na área de baixo risco, a população poderá voltar para casa já nesta quarta-feira (29).

A notícia foi dada aos moradores durante uma reunião onde o vice-prefeito Luia Barbacovi e secretários municipais se encontraram com a comunidade do bairro na tarde de hoje.

Já nas áreas em local de risco moderado de danos, os moradores poderão voltar após execução de ações para estabilização do local identificado pela empresa contratada, que serão realizadas pelo Executivo Municipal. As obras previstas englobam colocar um talude no muro de contenção junto a Perimetral, drenagem e remoção de árvores de grande porte e instalação de pontos de monitoramento com dois pluviômetros. Esse trabalho iniciará já na quinta-feira (30) e seguirá sem parar aos finais de semana. Os locais de risco elevado de danos ainda não têm previsão de liberação para volta das famílias, pois continuam sendo monitoradas para posterior definição das obras.

É importante destacar que, a qualquer momento, poderá ser solicitada nova evacuação caso sejam identificados indícios de ruptura iminente ou sejam atingidos os limites pluviométricos definidos para o monitoramento. A comunicação para uma possível nova evacuação do bairro está sendo ajustada entre a Prefeitura e os moradores.

Locais de baixo risco de danos (área VERDE): Compreende a 81 edificações no bairro Três Pinheiros e 02 edificações no bairro Planalto. Famílias dessa área retornam para suas residências nesta quarta-feira (29).

Locais de risco moderado de danos (área AMARELA): Compreende a 30 edificações do bairro Três Pinheiros. Famílias dessa área retornam para suas residências após obras realizadas pelo Executivo Municipal.

Locais de risco elevado de danos (área VERMELHA): Todo loteamento Don Felipe, 01 edificação no bairro Planalto e 15 edificações no bairro Três Pinheiros. Famílias destas áreas ainda não têm previsão de retorno.

O vice-prefeito destacou que os outros locais de risco, como Loteamento Orlandi, bairro Piratini e regiões do interior, também estão sendo monitorados e estudados e que, em breve, o Executivo Municipal deverá passar novas informações para os moradores dessas regiões. “O que nós queremos é a segurança de todos e passar informações confiáveis e baseadas em estudos”, destacou Luia.

A Administração Municipal, por meio da Defesa Civil e todas as suas secretarias, segue trabalhando com determinação para auxiliar a população gramadense nas demandas. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil atuam em conjunto com a Prefeitura. Para emergência, ligue Corpo de Bombeiros (54) 98434-8064 ou Defesa Civil (54) 99629-6160.

Confira o plano de ações no bairro Três Pinheiros no link -> PLANO DE AÇÕES BAIRRO TRÊS PINHEIROS

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp