Grafitagem de muro do Cemitério Público reúne mais de 50 artistas, em Caxias do Sul

Prefeito, vice-prefeita e secretário do Meio Ambiente de Caxias do Sul prestigiaram iniciativa.

Publicado por
20:44 - 30/07/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Fotos: Rodrigo Rossi)

Ao longo de todo o sábado e domingo (29 e 30), em torno de 50 artistas se revezaram para mudar o visual da face externa do muro do Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul. A grafitagem ocorreu em cerca de 80 metros, na Rua Vinte de Setembro, na quadra entre as ruas Dr. Bozzano e José do Patrocínio, no Bairro Euzébio Beltrão de Queiróz.

A intervenção no muro, liderada pelo artista caxiense Fábio Panone, teve a consciência coletiva como inspiração. O prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris e o secretário do Meio Ambiente, João Uez, estiveram no local, no sábado à tarde, para prestigiar a iniciativa e deixarem suas marcas registradas no espaço.

A ação integra o encontro Sopa de Letra, organizado pelo projeto Mosaico na Quebrada, iniciativa do Instituto SAMba, Vielas Espaço Cultural e Centro Tradicionalista do Graffiti É o Klan, com financiamento do Fundo Social da Sicredi Pioneira. O apoio do Município, por meio da secretaria do Meio Ambiente, deu-se pela permissão para uso do espaço público para que os artistas ampliem a conexão do bairro com a cidade.

A vice-prefeita Paula Ioris também foi conhecer outra pintura que estava sendo feita junto à parede lateral externa de uma residência no interior do bairro. O artista Róger Zortéa grafitava uma imagem de uma pomba e as inscrições Paz e um versículo bíblico, em linha com tema solicitado pelo proprietário do imóvel. A intervenção foi concluída no domingo e juntou-se a outras já existentes na mesma rua.

A Secretaria da Saúde, por meio da UBS Cinquentenário, ofertou serviços do programa Consultório na Rua, como vacinas contra a covid-19 e gripe, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos. O Serviço Especializado em Abordagem Social, vinculado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro Pop) da Fundação de Assistência Social, acompanhou a ação e atuou junto ao seu público.

(Fotos: Rodrigo Rossi)
(Fotos: Rodrigo Rossi)
(Fotos: Rodrigo Rossi)
(Fotos: Rodrigo Rossi)
(Fotos: Rodrigo Rossi)
(Fotos: Rodrigo Rossi)
(Fotos: Rodrigo Rossi)

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp