O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, anunciou o repasse de R$ 24,4 milhões ao Estado do Rio Grande do Sul para a construção da nova ponte de Santa Bárbara, localizada na ERS-431, que conecta Bento Gonçalves a São Valentim do Sul. Atualmente a balsa da Lacel, ao lado da antiga estrutura que caiu devido as enchentes de maio, realiza a passagem entre os municípios. Essa verba, somada à contrapartida estadual de R$ 6,9 milhões, viabiliza a obra.
A construção da nova ponte, aguardada pela população, representa um marco importante para o restabelecimento da trafegabilidade entre a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, enfatiza que a nova estrutura é essencial para garantir elementos cruciais para o desenvolvimento econômico local.
“Esta é uma obra muito esperada e com um impacto tremendo no restabelecimento da infraestrutura do estado. Esta estrutura é vital para a região, tanto para a circulação de pessoas como para o escoamento da produção agrícola e industrial”, afirma.
Impacto no desenvolvimento
Além disso, a ERS-431 desempenha um papel vital como a principal via de ligação entre a rodovia BR-470, em Bento Gonçalves, e a ERS-129, em Dois Lajeados. Além de conectar também os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul. Por essa rodovia transitam produtos variados, desde agrícolas até metalmecânicos e moveleiros, essenciais para a economia da região.
De acordo com o secretário da Casa Civil para a Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, a nova ponte é um verdadeiro impulsionador do desenvolvimento, pois suas implicações vão muito além da infraestrutura.
“Esta ponte significa muito para a região porque ela impacta em empregos, em renda, em desenvolvimento para as cidades”, disse.
A ponte
Com uma extensão de 320 metros, a nova ponte será construída no quilômetro 23 da ERS-431 e está inserida em um projeto que prevê a criação de novos acessos ao longo de um trecho total de 724 metros. Essa infraestrutura não só atenderá à demanda de tráfego, mas também proporcionará um acesso mais seguro e ágil, beneficiando diretamente os moradores e empresários da Serra Gaúcha.