Nesta segunda-feira, 19 de agosto, o governador Eduardo Leite entregou as chaves de 30 moradias temporárias a famílias que estavam abrigadas em instalações públicas após as enchentes de maio, no município de Encantado, Vale do Taquari. A ação faz parte do programa estadual “A Casa É Sua”, que prevê a entrega de 500 unidades habitacionais provisórias, com um investimento total de R$ 66,7 milhões do Tesouro do Estado.
“Este é um passo importante para devolver dignidade e conforto às famílias que enfrentaram a tragédia das enchentes. Estamos determinados a superar esse desafio e continuar trabalhando para garantir que todos possam ter um lar definitivo”, afirmou Leite durante a cerimônia de entrega, realizada no bairro São José.
As casas temporárias, instaladas em dois terrenos na cidade, são construídas com tecnologia que permite rápida instalação e futura reutilização em outros contextos emergenciais. Cada unidade possui 27m² e é composta por dormitório, sala e cozinha conjugadas, banheiro, além de móveis planejados e eletrodomésticos essenciais.
No evento, o governador entregou a primeira chave ao casal Maiara Schumann e Fernando Weyrich, dando início da Semana Estadual da Habitação. Alunos do Centro Municipal de Educação de Encantado participaram da cerimônia, entregando desenhos como presentes de boas-vindas aos novos moradores.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, destacou a importância da celeridade nas entregas.
“Nosso foco é oferecer uma solução rápida e eficaz para as famílias afetadas. As unidades temporárias são uma resposta imediata, mas estamos comprometidos em garantir moradias definitivas o mais rápido possível.”
Além de Encantado, outros municípios como Estrela, Arroio do Meio e Triunfo também serão contemplados com moradias temporárias. As ações fazem parte do Plano Rio Grande. Durante o evento, Leite também assinou um decreto que amplia a participação do governo estadual no programa federal Minha Casa Minha Vida, destinando R$ 12 milhões para a construção de 600 unidades habitacionais para agricultores impactados pelas enchentes de 2023 no Vale do Taquari.
casas temporárias