A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla teve início na quinta-feira (21), em Garibaldi. A abertura ocorreu com uma caminhada de mobilização e distribuição de adesivos na Praça Loureiro da Silva, realizada pela APAE. A programação segue até o dia 30, com atividades voltadas à integração dos alunos e à conscientização da comunidade.
Instituída pela Lei nº 13.585/2017 e promovida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), a semana busca sensibilizar a sociedade para a inclusão, combater o preconceito e valorizar o protagonismo das pessoas com deficiência. Em 2025, a campanha traz o lema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, criado pelos próprios autodefensores.
De acordo com a diretora da Escola Bem Me Quer, Rejane Pasqualetto Romagna, o evento envolve alunos, famílias e a comunidade.
“A deficiência não define ninguém. Oportunidade é o que transforma. Inclua a nossa voz, ou seja, pessoas com deficiência também pensam, também têm desejos, também se expressam. Às vezes não com palavras, mas com gestos, sentimentos e olhares”, destacou.
A programação inclui a Balada Neon, organizada pela Apae de Feliz nesta sexta-feira (22), e a Missa de Ação de Graças no domingo (24), às 18h, na Igreja Matriz. No dia 25, haverá atividade cultural no ginásio da Apae, com o lançamento da trilha sonora do desfile cênico de Natal. Já no dia 27, alunos apresentam o Show de Talentos no auditório da CIC, pela manhã.
No dia 28, a instituição receberá a visita das soberanas da Fenachamp 2025 e promoverá a Cãoterapia, desenvolvida mensalmente. Outras atrações incluem a Festa das Cores, cinema especial, recreações e fórum de transformação social.