Recenseadores começam a visitar famílias em Garibaldi para o Censo 2022

A pesquisa estava marcada para 2020, mas por causa da pandemia de Covid-19, foi adiada

Publicado por
09:47 - 05/08/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Divulgação

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já começaram a visitar as famílias de Garibaldi, para o Censo 2022. A pesquisa iniciou em 1º de agosto e o término está previsto para 31 de outubro de 2022. A pesquisa estava marcada para 2020, mas por causa da pandemia de Covid-19, foi adiada para 2021 e, por falta de verba, foi novamente prorrogado.

Em Garibaldi (RS), 10 recenseadores começaram a pesquisa porta a porta, mas o número deve chegar a 33 até o final das coletas, no início de novembro, quando terminam as visitas domiciliares, além da equipe de recenseadores o posto de Garibaldi conta com três supervisores externos e uma coordenadora do posto.

Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

A função do Censo é conhecer a população brasileira, uma espécie de radiografia do país, em que as principais características da população são abordadas como escolaridade, renda, religiosidade entre outros aspectos.

De volta às ruas após 12 anos, os recenseadores atuam entrevistando moradores com dois tipos de questionários: o básico, que leva em torno de 5 minutos para ser respondido, e o ampliado, que leva 16 minutos. O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Segundo o IBGE, os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta. É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE, pelo telefone 0800 721 8181 ou no do posto de coleta municipal, pelo telefone (51) 99004 6398.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp