Na 10ª edição do circuito Empreenda Direito, a Apeme traz para Garibaldi um tema atual e necessário. Conhecer as alternativas possíveis de proteção das pessoas, de suas empresas e de seu patrimônio, assegurando a preservação dos bens, mais facilidade para a transmissão do patrimônio e a continuidade dos negócios da família é o objetivo do encontro “Proteção do Patrimônio Familiar e Empresarial”. O evento ocorrerá na quarta-feira, dia 9 de outubro, das 19hmin às 21h, na sede da Apeme, em Garibaldi (Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02, centro de Garibaldi).
Os participantes poderão descobrir quais as estratégias e ferramentas jurídicas e financeiras que garantem a transmissão do patrimônio de maneira eficiente e rápida e com menores custos. Há meios de, em vida, o titular dos bens estabelecer como e quando se dará a transmissão, quais serão os sucessores e sob quais critérios se efetivará, tudo de acordo com os objetivos traçados, visando a manutenção da família da empresa e a preservação dos próprios bens.
A instrutora será a advogada Fernanda Guzatto. Formada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, pós-graduada em Direito Tributário, Fernanda é advogada há 16 anos, com larga experiência no segmento de sucessões e empresarial, tendo atuado também no setor público. É sócia-titular do escritório Salvatori Advogados Associados.
Fernanda explica que o patrimônio de um indivíduo é transmitido por seu falecimento aos sucessores e herdeiros definidos em lei. “Muitas vezes, as pessoas descobrem somente no momento do óbito os encargos e dificuldades para receber e assumir o patrimônio herdado do falecido, evento que não raro ocasiona grande impacto na vida da família e da empresa. Os reflexos podem ser prejudiciais à costumeira união familiar, ao status de vida de seus membros, aos negócios da família, ante a estagnação do patrimônio que dependerá de inventário para ser movimentado.”
A ausência de sucessor apto a manter o negócio ou a gerir o patrimônio do patriarca ou matriarca também são causas que podem gerar perda patrimonial. E há ainda a possibilidade de que os sucessores desconheçam a existência de ativos financeiros, seguros e previdências, perdendo rentabilizações ou oportunidades.
O investimento para associados Apeme é de R$ 20,00 e, para público em geral, R$ 35,00. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.apeme.com.br/agenda. Mais informações pelo (54) 3462-2755, (54) 9.9623-2292 e [email protected].
Foto: Divulgação