Mais de 3 mil pessoas participam do 35º Festival Colonial Italiano de Garibaldi

Evento reuniu gastronomia típica, atrações musicais e comercialização de artesanato local nos Pavilhões da Fenachamp.

Publicado por
17:49 - 29/05/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Neste final de semana, mais de 3 mil pessoas participaram do 35º Festival Colonial Italiano de Garibaldi. O evento ocorreu no último sábado (27) e domingo (28), atraindo comunidade e visitantes aos Pavihões da Fenachamp.

Saiba mais em:
Via Gastronômica tem trânsito interrompido nesta segunda-feira em Bento Gonçalves

A gastronomia típica italiana, preparada com muito carinho pela Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG), é a atração principal do festival. O cardápio deste ano foi composto por massa, galeto, polenta brustolada, salame, queijos, saladas diversas, pão, cuca e grostoli.

Durante os dois dias, mais de 250 pessoas estiveram envolvidas no preparo dos alimentos. Foram 750 kg de polenta, 3 mil unidades de pães, 150 unidades de cuca, 180 kg de grostoli, 200 kg de massa, 1.400 kg de galeto e 400 kg de frios consumidos pelos participantes, além de 700 litros de suco de uva e 1,2 mil litros de vinhos (branco, tinto e rosé).

O festival contou ainda com a venda de artesanato local, com a participação de 14 expositores, que estiverem comercializando diversos itens como crochês, produtos em dressa, toalhas, mandalas e santos decorados.

As atrações musicais ficaram a cargo das bandas tradicionalistas Canção Nativa e Tchê Barbaridade, que alegraram a todos os presentes. Além disso, o embaixador do Turismo de Garibaldi, Valmor Marasca, também apresentou um repertório de músicas italianas no sábado (27).

O Festival Colonial Italiano é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG), com apoio da Emater/RS – Ascar.

Fotos: Laura Kirchhof/Divulgação

Fenachamp

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp