Jovens de Garibaldi são selecionados para prestar o Serviço Militar Obrigatório

Os jovens garibaldenses, pertencem à classe de 2005 e classes anteriores, e se juntaram aos de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa para comporem o efetivo dos recrutas que farão parte dos novos soldados

Publicado por
10:40 - 04/03/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (1º), jovens do município ingressaram no Exército Brasileiro através da 8ª Companhia de Comunicações e do 6º Batalhão de Comunicações de Bento Gonçalves, para prestar o Serviço Militar Obrigatório.

Os jovens garibaldenses, pertencem à classe de 2005 e classes anteriores, e se juntaram aos de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa para comporem o efetivo dos recrutas que farão parte dos novos soldados brasileiros. Os cidadãos incorporados farão a prestação do serviço militar pelo período aproximado de um ano, podendo depois disso, optar pela permanência ou não.

O processo de seleção iniciou em agosto do ano passado. Ao todo, foram quatro etapas em que os conscritos tiveram que se apresentar. A última delas aconteceu no dia 26 de fevereiro, aonde cerca de 100 concorrentes chegaram até a fase final. Desses, 28 foram selecionados para incorporar as forças armadas. Os demais fizeram o juramento à bandeira e após foram dispensados por excederam o número necessário para o ingresso nas corporações.

Garibaldi possui em média 200 novos alistamentos por ano para participar do processo de seleção. Desde que voltou a ser Município Tributário, esta é a primeira vez que foram realizadas todas as etapas do processo na cidade. Essa nova realidade tem como principal objetivo facilitar os trabalhos da comissão de seleção e, principalmente, na questão do deslocamento dos conscritos até a cidade de Bento Gonçalves, que neste novo formato não foi necessário.

O alistamento militar 2024 segue até o dia 30 de junho, sendo que devem se alistar todos os jovens do sexo masculino nascidos no ano de 2006. Após esta data, o cidadão fica em débito com o serviço militar, devendo pagar multa e com diversas restrições.

Para regularizar a situação é necessário comparecer na Junta de Serviço Militar, que atende junto ao Centro Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462-8205.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp