
O ano de 2025 marcou um período de consolidação da economia de Garibaldi. Apenas neste ano, foram abertas 263 novas empresas e registrados 665 microempreendedores individuais (MEIs). Os números representam um crescimento de 17% no total de registros de empresas e MEIs em relação a 2023, quando o município contabilizou a abertura de 208 empresas e 585 MEIs, conforme levantamento da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), da Receita Federal e do RAIS/CAGED.
Do total de empresas abertas em 2025, aproximadamente 70% correspondem a MEIs, seguidos por microempresas (cerca de 25%) e pequenas e médias empresas (em torno de 5%). O perfil reforça a força do empreendedorismo local e a formalização de pequenos negócios como vetores do desenvolvimento econômico.
Mercado de Trabalho e Estabilidade em 2025
No mercado de trabalho, 2025 foi marcado pela estabilidade do emprego formal, acompanhada de alta demanda por profissionais técnicos e redução na rotatividade. Conforme o secretário de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Deconti, o balanço de 2025 evidencia um crescimento responsável.
“Garibaldi cresce com responsabilidade. Em termos práticos, a cada ano, mais empreendedores optaram por investir e formalizar seus negócios aqui”, destaca.